(Enem 2020). A Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) é uma pesquisa feita anualmente pelo IBGE, exceto nos anos em que há Censo. Em um ano, foram entrevistados 363 mil jovens para fazer um levantamento sobre suas atividades profissionais e/ou acadêmicas. Os resultados da pesquisa estão indicados no gráfico.
De acordo com as informações dadas, o número de jovens entrevistados que trabalha é
a) 114 708. b) 164 076. c) 213 444. d) 284 592. e) 291 582.
Resposta correta: c) 213 444.
Dado: número total de entrevistados: 363 000.
Ideia 1: percentual dos que trabalham.
Trabalha e estuda = 13,6% Somente trabalha = 45,2%
Total que trabalham = 13,6 + 45,2 = 58,8%
Ideia 2: 58,8% de 363 000.
Portanto, o número de jovens entrevistados que trabalha é 213 444.
Questão 7
(Enem 2020). Para chegar à universidade, um estudante utiliza um metrô e, depois, tem duas opções:
• seguir num ônibus, percorrendo 2,0 km; • alugar uma bicicleta, ao lado da estação do metrô, seguindo 3,0 km pela ciclovia.
O quadro fornece as velocidades médias do ônibus e da bicicleta, em km/h, no trajeto metrô−universidade.
A fim de poupar tempo no deslocamento para a universidade, em quais dias o aluno deve seguir pela ciclovia?
a) Às segundas, quintas e sextas-feiras. b) Às terças e quintas-feiras e aos sábados. c) Às segundas, quartas e sextas-feiras. d) Às terças, quartas e sextas-feiras. e) Às terças e quartas-feiras e aos sábados.
Resposta correta: c) Às segundas, quartas e sextas-feiras.
Interpretação e dados
Para saber em quais dias a bicicleta é mais rápida, é preciso fazer a comparação dia-a-dia. É preciso calcular o tempo dia após dia, para cada veículo, pois o que a tabela fornece é a velocidade em km/h.
Distâncias percorridas: 2,0 Km de ônibus. 3,0 Km de bicicleta.
Velocidade é a distância percorrida em um intervalo de tempo.
Assim, temos que:
Comparação das frações de tempo
segunda-feira
Igualando os denominadores: para isso, o denominador de cada fração multiplica o numerador e o denominador da outra fração.
Com os denominadores iguais, basta comparar os numeradores.
Como 27 < 30, na segunda-feira o aluno deve seguir pela ciclovia.
Repetindo o mesmo raciocínio e cálculo para os outros dias da semana.
terça-feira
Assim, na terça-feira o ônibus é mais rápido.
quarta-feira
Na quarta-feira, a bicicleta é mais rápida.
quinta-feira
Na quinta-feira, o ônibus é mais rápido.
sexta-feira
Na sexta-feira a bicicleta é mais rápida.
sábado
Assim, a bicicleta será mais eficiente às segundas, quartas e sextas-feiras.
Questão 8
(Enem 2020). Pesquisadores da Universidade de Tecnologia de Viena, na Áustria, produziram miniaturas de objetos em impressoras 3D de alta precisão. Ao serem ativadas, tais impressoras lançam feixes de laser sobre um tipo de resina, esculpindo o objeto desejado. O produto final da impressão é uma escultura microscópica de três dimensões, como visto na imagem ampliada.
A escultura apresentada é uma miniatura de um carro de Fórmula 1, com 100 micrômetros de comprimento. Um micrômetro é a milionésima parte de um metro. Usando notação científica, qual é a representação do comprimento dessa miniatura, em metro?
Resposta correta: c)
Objetivo: escrever o número 100 micrômetros em metro, usando notação científica.
1 micrômetro = 1 m / 1 000 000
Multiplicando por 100 ambos os lados da equação.
1 micrômetros x 100 = 1 m x 100 / 1 000 000
100 micrômetros = 1 m / 10 000
100 micrômetros = 0,0001 m
Escrevendo em notação científica.
Para escrever em notação científica, deixamos um algarismo na parte inteira, antes da vírgula e escrevemos a potência de base 10.
Como deslocamos a vírgula para direita, aumentando o número, compensamos com o expoente negativo na potência de base 10.
Portanto,
Questão 9
(Enem 2020). Uma empresa de ônibus utiliza um sistema de vendas de passagens que fornece a imagem de todos os assentos do ônibus, diferenciando os assentos já vendidos, por uma cor mais escura, dos assentos ainda disponíveis. A empresa monitora, permanentemente, o número de assentos já vendidos e compara-o com o número total de assentos do ônibus para avaliar a necessidade de alocação de veículos extras. Na imagem tem-se a informação dos assentos já vendidos e dos ainda disponíveis em um determinado instante.
A razão entre o número de assentos já vendidos e o total de assentos desse ônibus, no instante considerado na imagem, é
a) 16/42 b) 16/26 c) 26/42 d) 42/26 e) 42/16
Resposta correta: a) 16/42
Razão é uma divisão na forma de uma fração e estamos em busca da seguinte razão:
De acordo com a imagem, temos:
16 vendidos em um total de 42 lugares. Por isso, a razão procurada é 16/42.
Questão 10
A caixa-d’água de um edifício terá a forma de um paralelepípedo retângulo reto com volume igual a 28 080 litros. Em uma maquete que representa o edifício, a caixa-d’água tem dimensões 2 cm × 3,51 cm × 4 cm.
Dado: 1 dm³ = 1 L.
A escala usada pelo arquiteto foi
a) 1 : 10 b) 1 : 100 c) 1 : 1 000 d) 1 : 10 000 e) 1 : 100 000
Resposta correta: b) 1 : 100
Ideia 1 O enunciado pergunta a escala das medidas lineares. Queremos determinar quantos centímetros de comprimento a caixa real possui para cada 1 centímetro da maquete. Ou seja:
Onde D representa uma medida de 1 dimensão.
Ideia 2 Primeiro, vamos determinar a escala dos volumes que são quantos cm³ a caixa real possui para cada 1 cm³ a maquete possui.
Onde D³ representa uma medida de 3 dimensões, ou seja, de volume.
Ideia 3
Por fim, convertemos de cm³ para dm³ e, assim, pala litros. Uma vez determinado a quantidade de líquido na maquete, fazemos a razão da escala comparando com a caixa real.
Passo 1: volume da maquete
Volume = comprimento x largura x altura Como é um produto, a ordem não altera o resultado.
Volume = 2 x 3,51 x 4 = 28,08 cm³
Passo 2: passando de cm³ para dm³
1 dm³ = 10 cm x 10 cm x 10 cm = 1 000 cm³
Fazendo uma regra de três
Se 1 000 cm³ é igual a 1 dm³, então 28,08 cm³ será igual a x dm³ .
1000 . x = 28,08 x 1 x = 28,08 / 1000 x = 0,02808 dm³
Passo 3: decímetros cúbicos para litros
Se 1 dm³ equivale a 1 litro, então 0,02808 dm³ será igual a 0,02808 L. Dessa forma, 0,02808 L é a capacidade da maquete.
Passo 4: razão dos volumes
Passo 5: a escala de volume 1 / D³
Como o volume é espacial, possuindo três dimensões, fazemos volume igual a D³.
Passo 6: a escala linear 1 / D
Multiplicando cruzado
Logo, a escala procurada é 1/100
Questão 11
(Enem 2020). Um processo de aeração, que consiste na introdução de ar num líquido, acontece do seguinte modo: uma bomba B retira o líquido de um tanque T1 e o faz passar pelo aerador A1, que aumenta o volume do líquido em 15%, e em seguida pelo aerador A2, ganhando novo aumento de volume de 10%. Ao final, ele fica armazenado num tanque T2, de acordo com a figura.
Os tanques T1 e T2 são prismas retos de bases retangulares, sendo que a base de T1 tem comprimento c e largura L, e a base de T2 tem comprimento c/2 e largura 2L.
Para finalizar o processo de aeração sem derramamento do líquido em T2, o responsável deve saber a relação entre a altura da coluna de líquido que já saiu de T1, denotada por X, e a altura da coluna de líquido que chegou a T2, denotada por y.
A equação que relaciona as medidas das alturas y e x é dada por
a) y = 1,265x b) y = 1,250x c) y = 1,150x d) y = 1,125x e) y = x
Resposta correta: a) y = 1,265x
Temas cobrados nesta questão: porcentagem e geometria espacial.
Ideia 1: alteração percentual de volume do tanque T1 para o T2.
O volume V2, do tanque T2 é maior, pois sofreu processo de aeração.
Em A1 o volume aumenta 15%. Basta multiplicar por 1,15. Em A2 o volume aumenta mais 10%. Basta multiplicar por 1,10.
Ideia 2: relação entre os volumes
Caso não sofresse aeração, o volume de líquido V1, que sai de T1, seria igual ao volume V2 em T2.
Como o volume final, V2, é maior devido aos aumentos, temos:
V2 = (1,15 )(1,10) . V1 V2 = 1,265 . V1 relação I
Ideia 3: função dos volumes
Como os tanques são prismas, o volume é o resultado da multiplicação de suas três dimensões.
Substituindo o produto na relação I, temos:
V2 = 1,265 . V1 relação I
Portanto, a equação que relaciona as medidas das alturas y e x é dada por y = 1,265 x
Questão 12
(Enem 2020). A fabricação da Bandeira Nacional deve obedecer ao descrito na Lei n. 5.700, de 1º de setembro de 1971, que trata dos Símbolos Nacionais. No artigo que se refere às dimensões da Bandeira, observa-se: “Para cálculos das dimensões, será tomada por base a largura, dividindo-a em 14 (quatorze) partes iguais, sendo que cada uma das partes será considerada uma medida ou módulo (M). Os demais requisitos dimensionais seguem o critério abaixo:
I. Comprimento será de vinte módulos (20 M);
II. A distância dos vértices do losango amarelo ao quadro externo será de um módulo e sete décimos (1,7 M);
III. O raio do círculo azul no meio do losango amarelo será de três módulos e meio (3,5 M).”
BRASIL. Lei n. 5.700, de 1º de setembro de 1971.Disponível em: www.planalto.gov.br. Acesso em: 15 set. 2015.
A figura indica as cores da bandeira do Brasil e localiza o quadro externo a que se refere a Lei n. 5.700.
Um torcedor, preparando-se para a Copa do Mundo e dispondo de cortes de tecidos verde (180 cm x 150 cm) e amarelo (o quanto baste), deseja confeccionar a maior Bandeira Nacional possível a partir das medidas do tecido verde.
Qual a medida, em centímetro, do lado do menor quadrado de tecido azul que deverá ser comprado para confecção do círculo da bandeira desejada?
a) 27 b) 32 c) 53 d) 63 e) 90
Resposta correta: d) 63
Ideia 1: lado do quadrado
O lado do menor quadrado de tecido azul é igual a dois raios do círculo.
De acordo com a norma citada no enunciado em III, o raio R do círculo tem 3,5M.
Como o lado do quadrado é igual a 2R, temos:
Lado do quadrado = 2R = 2 . 3,5M = 7M
Ideia 2: cálculo de M em duas tentativas
O tecido verde é um retângulo e possui as dimensões: 180 cm X 150 cm. De acordo com a norma, em I, o comprimento deve possuir 20M e a largura 14M.
1ª tentativa
Vamos utilizar o menor lado do tecido (150 cm) para o menor lado da bandeira (largura).
Largura da bandeira = 14M
Se a largura for de 150 cm, M será:
14M = 150 cm M = 150/14
Devemos conferir se a medida maior do tecido (180 cm) será suficiente para o comprimento de 20M da bandeira.
Largura = 20M = 20. 150/14 Ou, aproximadamente, 214 cm, que é uma medida maior que a do tecido disponível.
2ª tentativa
Comprimento da bandeira de 20M com 180 cm.
20M = 180 M = 180/20 = 9 cm
Largura da bandeira = 14M Largura da bandeira = 14 x 9 = 126 cm
Nesse caso, haverá tecido suficiente.
Ideia 3: medida do lado do quadrado
Como visto na ideia 1, o lado do quadrado possui 7M. Dessa forma:
Lado do quadrado = 7M = 7.9 = 63
Portanto, o lado do menor quadrado de tecido azul que deverá ser comprado para confecção do círculo da bandeira deve medir 63 cm.
Questão 13
(Enem 2020). Nos livros Harry Potter, um anagrama do nome do personagem “TOM MARVOLO RIDDLE” gerou a frase “I AM LORD VOLDEMORT”.
Suponha que Harry quisesse formar todos os anagramas da frase “I AM POTTER”, de tal forma que as vogais e consoantes aparecessem sempre intercaladas, e sem considerar o espaçamento entre as letras.
Nessas condições, o número de anagramas formados é dado por
a) 9! b) 4! 5! c) 2 × 4! 5! d) 9! / 2 e) 4! 5! / 2
Resposta correta: e) 4! 5! / 2
Assunto cobrado na questão: permutação com repetição.
Na frase I AM POTTER, a letra T se repete duas vezes, sendo um caso de permutação com repetição.
Atenção: por ser uma permutação com repetição, devemos dividir o cálculo por 2! Pois a letra T se repete duas vezes.
Condição: vogais (V) e consoantes (C) devem estar intercaladas.
Na frase há 4 vogais e 5 consoantes.
Vamos considerar o caso em que começamos a dispor as letras, sendo a primeira vogal.
Esse caso não satisfaz a condição de vogais e consoantes intercaladas.
Agora, começando por consoante.
Esse caso satisfaz a condição.
Para as consoantes temos o seguinte produto de possibilidades:
5 possibilidades para escolher a primeira consoante, multiplicado por 4 possibilidades para escolher a segunda consoante, multiplicado por 3 possibilidades para escolher a terceira consoante, multiplicado por 2 possibilidades para escolher a quarta consoante, multiplicado por 1 possibilidade para escolher a quinta consoante.
Dessa forma, temos 5! que é o fatorial de 5.
Para as vogais temos o seguinte produto de possibilidades:
4 possibilidades para escolher a primeira vogal, multiplicado por 3 possibilidades para escolher a segunda vogal, multiplicado por 2 possibilidades para escolher a terceira vogal, multiplicado por 1 possibilidade para escolher a quarta vogal.
Dessa forma, temos 4! que é o fatorial de 4.
A quantidade total de anagramas é dada por:
Possibilidades das consoantes (5!), multiplicado pelas possibilidades das vogais (4!), dividido por 2! pois T se repete duas vezes.
Portanto, o número de anagramas formados é dado por:
Questão 14
(Enem 2020). O consumo de espumantes no Brasil tem aumentado nos últimos anos. Uma das etapas do seu processo de produção consiste no envasamento da bebida em garrafas semelhantes às da imagem. Nesse processo, a vazão do líquido no interior da garrafa é constante e cessa quando atinge o nível de envasamento.
Qual esboço de gráfico melhor representa a variação da altura do líquido em função do tempo, na garrafa indicada na imagem?
Resposta correta: b)
Informação: a vazão é constante.
A vazão é a quantidade de líquido que entra na garrafa por unidade de tempo.
Por exemplo, a quantidade de líquido que entra na garrafa em 1 segundo, é a mesma, que entra no próximo segundo, e assim por diante.
Se o recipiente for grande como uma caixa d’água, o nível de líquido vai subir mais devagar. Dizemos que demora mais para encher uma caixa d’água do que uma garrafa pois o volume da garrafa é menor.
Com a garrafa é o mesmo princípio. Dividindo a garrafa em duas seções temos:
1ª seção
Na primeira seção o volume é maior, sendo um cilindro, sua circunferência é a mesma em toda altura. Como a vazão é constante, o gráfico da altura do nível em função do tempo é uma reta com inclinação que depende da vazão.
Se a vazão for maior, a garrafa se enche em menos tempos e, a inclinação da reta é maior.
2ª seção
Na segunda seção o volume (espaço dentro da garrafa) começa a diminuir. Conforme a altura do líquido aumenta a circunferência diminui e com isso o volume também diminui.
Sendo a vazão constante mas, o volume a ser preenchido cada vez menor, a medida que a altura aumenta, mais rápido é o preenchimento, ou seja, em menor tempo.
Questão 15
(Enem 2020). A exposição a barulhos excessivos, como os que percebemos em geral em trânsitos intensos, casas noturnas e espetáculos musicais, podem provocar insônia, estresse, infarto, perda de audição, entre outras enfermidades. De acordo com a Organização Mundial da Saúde, todo e qualquer som que ultrapasse os 55 decibéis (unidade de intensidade do som) já pode ser considerado nocivo para a saúde. O gráfico foi elaborado a partir da medição do ruído produzido, durante um dia, em um canteiro de obras.
Nesse dia, durante quantas horas o ruído esteve acima de 55 decibéis?
a) 5 b) 8 c) 10 d) 11 e) 13
Resposta correta: e) 13
O ruído esteve acima de 55 dB nos períodos em que a curva do gráfico se mantém acima da linha horizontal de 55 dB.
Fazendo a contagem no gráfico, temos:
Horas em que o ruído esteve acima de 55 decibéis
3h + 3h + 3h + 1h + 3h = 13h
Portanto, neste dia, o ruído esteve por 13h acima do nível de 55 dB.
Questão 16
(Enem 2020). Os gráficos representam a produção de peças em uma indústria e as horas trabalhadas dos funcionários no período de cinco dias. Em cada dia, o gerente de produção aplica uma metodologia diferente de trabalho. Seu objetivo é avaliar a metodologia mais eficiente para utilizá-la como modelo nos próximos períodos. Sabe-se que, neste caso, quanto maior for a razão entre o número de peças produzidas e o número de horas trabalhadas, maior será a eficiência da metodologia.
Em qual dia foi aplicada a metodologia mais eficiente?
a) 1 b) 2 c) 3 d) 4 e) 5
Resposta correta: c) 3
A razão será:
Analisando as razões para cada dia, temos:
Dia 1 800 / 4 = 200
Dia 2 1000 / 8 = 125
Dia 3 1 100 / 5 = 220
Dia 4 1800 / 9 = 200
Dia 5 1400 / 10 = 140
Desta forma, a metodologia mais produtiva foi a aplicada no dia 3.
Questão 17
(Enem/2019) Em um determinado ano, os computadores da receita federal de um país identificaram como inconsistentes 20% das declarações de imposto de renda que lhe foram encaminhadas. Uma declaração é classificada como inconsistente quando apresenta algum tipo de erro ou conflito nas informações prestadas. Essas declarações consideradas inconsistentes foram analisadas pelos auditores, que constataram que 25% delas eram fraudulentas. Constatou-se ainda que, dentre as declarações que não apresentaram inconsistências, 6,25% eram fraudulentas.
Qual é a probabilidade de, nesse ano, a declaração de um contribuinte ser considerada inconsistente, dado que ela era fraudulenta?
a) 0,0500 b) 0,1000 c) 0,1125 d) 0,3125 e) 0,5000
Alternativa correta: e) 0,5000.
1º passo: determinar a porcentagem de declarações inconsistentes que apresentam fraudes.
A quantidade de declarações recebidas nesse ano pela receita federal não foi dada, mas segundo o enunciado 20% do total são inconsistentes. Da parcela de inconsistentes, 25% foram consideradas fraudulentas. Precisamos então calcular porcentagem de porcentagem, ou seja 25% de 20%.
2º passo: determinar a porcentagem de declarações consistentes que apresentam fraudes.
O restante das declarações, que representa 80%, foram consideradas consistentes. Entretanto, constatou-se que dessa parcela 6,25% eram fraudulentas, ou seja:
3º passo: calcular a probabilidade de uma declaração ser inconsistente e apresentar fraude.
A probabilidade é dada por:
Onde, a probabilidade de ocorrer um evento, P(A), é dada pela razão entre número de casos que nos interessam, n(A), e o número total de casos possíveis, n().
Sendo assim, a probabilidade de uma declaração ser inconsistente e fraudulenta é de 50% ou 0,5000.
Questão 18
(Enem/2019) Um ciclista quer montar um sistema de marchas usando dois discos dentados na parte traseira de sua bicicleta, chamados catracas. A coroa é o disco dentado que é movimentado pelos pedais da bicicleta, sendo que a corrente transmite esse movimento às catracas, que ficam posicionadas na roda traseira da bicicleta. As diferentes marchas ficam definidas pelos diferentes diâmetros das catracas, que são medidos conforme indicação da figura.
O ciclista já dispõe de uma catraca com 7 cm de diâmetro e pretende incluir uma segunda catraca, de modo que, à medida em que a corrente passe por ela, a bicicleta avance 50% a mais do que avançaria se a corrente passasse pela primeira catraca, a cada volta completa dos pedais.
O valor mais próximo da medida do diâmetro da segunda catraca, em centímetro e com uma casa decimal, é
a) 2,3 b) 3,5 c) 4,7 d) 5,3 e) 10,5
Alternativa correta: c) 4,7.
Observe como são posicionadas catraca e coroa na bicicleta.
Quando os pedais da bicicleta se movimentam, a coroa gira e o movimento é transmitido para catraca através da corrente.
Por ser menor, um giro da coroa faz com que a catraca realize mais voltas. Se, por exemplo, a catraca tiver um quarto do tamanho da coroa, significa que um giro da coroa fará com que a catraca gire quatro vezes mais.
Como a catraca está localizada na roda, quanto menor a catraca utilizada maior será a velocidade alcançada e, consequentemente, maior a distância percorrida. Por isso, diâmetro da catraca e distância percorrida são grandezas inversamente proporcionais.
Já foi escolhida uma de 7 cm e pretende-se avançar mais 50% com a bicicleta, ou seja, a distância percorrida (d) mais 0,5 d (que representa 50%). Logo, a nova distância que deve ser alcançada é de 1,5 d.
Distância percorrida
Diâmetro da catraca
d
7 cm
1,5 d
x
Já que a proporcionalidade entre as grandezas é inversa, devemos inverter a grandeza do diâmetro da catraca e efetuar o cálculo com a regra de três.
Como a roda e a catraca estão interligadas, o movimento realizado no pedal é transmitido para coroa e movimenta a catraca de 4,7 cm fazendo com que a bicicleta avance mais 50%.
Questão 19
(Enem/2019) Para construir uma piscina, cuja área total da superfície interna é igual a 40 m², uma construtora apresentou o seguinte orçamento:
R$ 10 000,00 pela elaboração do projeto;
R$ 40 000,00 pelos custos fixos;
R$ 2 500,00 por metro quadrado para construção da área interna da piscina.
Após a apresentação do orçamento, essa empresa decidiu reduzir o valor de elaboração do projeto em 50%, mas recalculou o valor do metro quadrado para a construção da área interna da piscina, concluindo haver a necessidade de aumentá-lo em 25%.
Além disso, a construtora pretende dar um desconto nos custos fixos, de maneira que o novo valor do orçamento seja reduzido em 10% em relação ao total inicial.
O percentual de desconto que a construtora deverá conceder nos custos fixos é de
a) 23,3% b) 25,0% c) 50,0% d) 87,5% e) 100,0%
Alternativa correta: d) 87,5%.
1º passo: calcular o valor inicial do investimento.
Orçamento
Valor
Elaboração do projeto
10 000,00
Custos fixos
40 000,00
Construção da área interna de 40 m2 da piscina.
40 x 2 500,00
2º passo: Calcular o valor de elaboração do projeto após a redução de 50%
3º passo: Calcular o valor do metro quadrado da piscina após aumento de 25%.
4º passo: Calcular o desconto aplicado nos custos fixos para reduzir o valor do orçamento inicial em 10%.
Com a aplicação dos 87,5% de desconto, os custos fixos passarão de R$ 40 000 para R$ 5 000 para que o valor final pago seja de R$ 135 000.
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