sábado, 5 de abril de 2025

MISTÉRIOS DA ALEGRIA - SEGUNDA E SÁBADO

 



O primeiro mistério da alegria:
o anjo anuncia o nascimento de Jesus a Maria.

Do Evangelho segundo Lucas (1,26-28.30-31)

O anjo Gabriel foi enviado por Deus a uma cidade da Galiléia, chamada Nazaré, a uma virgem que estava desposada com um homem da casa de Davi, chamado José. O nome da virgem era Maria. Entrando nela, disse: «Alegrai-vos, cheios de graça: o Senhor está convosco». O anjo lhe disse: "Não temas, Maria, porque achaste graça diante de Deus. E eis que conceberás um filho, dar-lhe-ás à luz e lhe porás o nome de Jesus».

Pai Nosso, 10 Ave-Marias (meditando sobre o mistério), Glória ao Pai.

O segundo mistério da alegria:
Maria visita a sua prima Isabel.

Do Evangelho segundo Lucas (1,39-40. 41b-42.45)

Naqueles dias, Maria levantou-se e foi apressadamente para a região montanhosa, para uma cidade de Judá. Entrando na casa de Zacarias, ela cumprimentou Isabel. Isabel ficou cheia do Espírito Santo e clamou em alta voz: "Bendita és tu entre as mulheres, e bendito é o fruto do teu ventre! E bem-aventurada aquela que creu no cumprimento do que o Senhor lhe disse."

Pai Nosso, 10 Ave-Marias (meditando sobre o mistério), Glória ao Pai.
 

O terceiro mistério da alegria:
Jesus, o Filho de Deus, nasce da Virgem Maria.

Do Evangelho segundo Lucas (2,1.4a.6-7)

Naqueles dias, um decreto de César Augusto ordenou que se fizesse um censo de toda a terra. Também José, da Galiléia, da cidade de Nazaré, subiu à Judéia para a cidade de Davi, chamada Belém. Enquanto eles estavam lá, os dias do parto foram cumpridos para [Maria]. Ela deu à luz seu filho primogênito, envolveu-o em panos e deitou-o em uma manjedoura, porque não havia lugar para eles na hospedaria.

Pai Nosso, 10 Ave-Marias (meditando sobre o mistério), Glória ao Pai.

Quarto mistério de alegria:
Maria e José apresentam Jesus no Templo.

Do Evangelho segundo Lucas (2:22b.25a.27-28)

Eles levaram a criança a Jerusalém para apresentá-la ao Senhor. Ora, havia em Jerusalém um homem chamado Simeão. Movido pelo Espírito, foi ao templo e, enquanto os pais carregavam o menino Jesus, também ele o acolheu nos braços e louvou a Deus.

Pai Nosso, 10 Ave-Marias (meditando sobre o mistério), Glória ao Pai.
 

Quinto mistério de alegria:
Maria e José reencontram Jesus no Templo, entre os doutores.

Do Evangelho segundo Lucas (2,41-42.46.48-49)

Os pais de Jesus iam a Jerusalém todos os anos para a festa da Páscoa. Quando ele tinha doze anos, eles subiram de acordo com o costume da festa. Depois de três dias, eles o encontraram no templo, sentado entre os mestres, ouvindo-os e interrogando-os. Quando o viram, ficaram maravilhados, e sua mãe lhe disse: "Filho, por que você fez isso conosco? Eis que teu pai e eu estávamos ansiosamente procurando por ti." E ele lhes respondeu: "Por que me buscastes? Você não sabia que eu deveria cuidar dos negócios de meu Pai?"

Pai Nosso, 10 Ave-Marias (meditando sobre o mistério), Glória ao Pai.

Como é recitado o Rosário?

Em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário