sábado, 22 de fevereiro de 2025

O DOMINGO- FOLHETO DESTE DIA 23 DE FEVEREIRO.






 Ano LX – CAMOCIM-CE, 23 de fevereiro de 2025 – nº 16  SÉTIMO DOMINGO DO TEMPO COMUM ANO C – São Lucas – Cor litúrgica: verde Formulário de Missa – MR., p. 389 ANO JUBILAR: “Peregrinos da Esperança” A.: Caros irmãos, estamos aqui reunidos como assembleia convocada por Cristo ressuscitado, exprimindo a identidade da Igreja como povo redimido. Na Eucaristia dominical, a fraternidade se torna solidariedade concreta, a estima dos irmãos se manifesta e os relacionamentos humanos são moldados a partir do amor. Iniciemos a Santa Missa dominical com o canto de abertura. RITOS INICIAIS 1. CANTO DE ABERTURA – L. e M.: Ir. Maria F. Tavares Miranda R.: CONFIEI EM TEU AMOR, TU ME SALVAS E EU ME ALEGRO; AO SENHOR EU CANTAREI PELO BEM QUE ME TEM FEITO!/ 1) Ponho em Deus minha esperança, que eu não seja envergonhado. Já que és justo, me defende: sei que vou ser libertado. Vem ouvir minha voz, eu estou angustiado./ 2) Sê pra mim uma rocha firme, sê pra mim seguro abrigo, sê pra mim uma fortaleza. Me orienta e eu vou contigo, eu te entrego o meu espírito desde agora, eu te bendigo./ 3) Confiando em tua face, vão vencer os intrigantes. Recebidos em tua tenda, proteção terão constante. Sê bendito, meu Senhor, Sê bendito em todo instante./ 4) Eu dizia na aflição: “Deus não quer saber de mim”. Vejo agora que me ouviu, quando eu reclamei assim. Santos todos, amem, louvem o Senhor, até o fim! 2. SAUDAÇÃO INICIAL P.: Em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo. T.: AMÉM. P.: O Deus da esperança, que nos cumula de toda alegria e paz em nossa fé, pela ação do Espírito Santo, esteja convosco! T.: BENDITO SEJA DEUS, QUE NOS REUNIU NO AMOR DE CRISTO. 3. ATO PENITENCIAL P.: Irmãos e irmãs, reconheçamos os nossos pecados, para celebrarmos dignamente os santos mistérios. (breve silêncio) P.: Senhor, que viestes salvar os corações arrependidos, tende piedade de nós. T.: SENHOR, TENDE PIEDADE DE NÓS. P.: Cristo, que viestes chamar os pecadores, tende piedade de nós. T.: CRISTO, TENDE PIEDADE DE NÓS. P.: Senhor, que intercedeis por nós, junto do Pai, tende piedade de nós. T.: SENHOR, TENDE PIEDADE DE NÓS. P.: Deus todo-poderoso, tenha compaixão de nós, perdoe os nossos pecados e nos conduza à vida eterna. T.: AMÉM. 
“MeMeu Deus, eu me arrependo de todo o coração de vos Ter ofendido, porque sois tão bom e amável. Prometo, com a vossa graça, esforçar-me para ser bom. Meu Jesus, misericórdia!

Senhor meu Jesus Cristo, Deus e homem verdadeiro, Criador e Redentor meu : por serdes Vós quem sois, sumamente bom e digno de ser amado sobre todas as coisas, e porque Vos amo e estimo, pesa-me, Senhor , de todo o meu coração, de Vos Ter ofendido: pesa-me não ver a vossa face e ser pecador; e proponho firmemente, ajudado com o auxílio de Vossa divina graça, emendar-me e nunca mais Vos tornar a ofender. Espero alcançar o perdão de minhas culpas pela Vossa infinita misericórdia..
 me arrependo de todo o coração de vos Ter ofendido, porque sois tão bom e amável.

Prometo, com a vossa graça, esforçar-me para ser bom. Meu Jesus, misericórdia!”

4. HINO DO GLÓRIA 

Glória a Deus nas alturas, e paz na terra aos homens por ele amados. Senhor Deus, rei dos céus, Deus Pai todo-poderoso. Nós vos louvamos, nós vos bendizemos, nós vos adoramos, nós vos glorificamos, nós vos damos graças por vossa imensa glória. Senhor Jesus Cristo, Filho Unigênito, Senhor Deus, Cordeiro de Deus, Filho de Deus Pai. Vós que tirais o pecado do mundo, tende piedade de nós. Vós que tirais o pecado do mundo, acolhei a nossa súplica. Vós que estais à direita do Pai, tende piedade de nós. Só vós sois o Santo, só vós, o Senhor, só vós o Altíssimo, Jesus Cristo, com o Espírito Santo, na glória de Deus Pai. AMÉM.
  OREMOS: (breve silêncio) Concedei-nos, Deus todo-poderoso, meditar sempre as realidades espirituais, e praticar em palavras e ações o que vos agrada. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que é Deus, e convosco vive e reina, na unidade do Espírito Santo, por todos os séculos dos séculos. T.: AMÉM. LITURGIA DA PALAVRA A.: A Palavra divina nos desafia a vivermos o amor sem restrições. Ouçamos com atenção.


 6. PRIMEIRA LEITURA – 1Sm 26,2.7-9.12-13.22-23 Leitura do Primeiro Livro de Samuel. Naqueles dias, 2 Saul pôs-se em marcha e desceu ao deserto de Zif. Vinha acompanhado de três mil homens, escolhidos de Israel, para procurar Davi no deserto de Zif. 7 Davi e Abisai dirigiram-se de noite até ao acampamento, e encontraram Saul deitado e dormindo no meio das barricadas, com a sua lança à cabeceira, fincada no chão. Abner e seus soldados dormiam ao redor dele. 8 Abisai disse a Davi: “Deus entregou hoje em tuas mãos o teu inimigo. Vou cravá-lo em terra com uma lançada, e não será preciso repetir o golpe”. 9Mas Davi respondeu: “Não o mates! Pois quem poderia estender a mão contra o ungido do Senhor, e ficar impune?” 12Então Davi apanhou a lança e a bilha de água que estavam junto da cabeceira de Saul, e foram-se embora. Ninguém os viu, ninguém se deu conta de nada, ninguém despertou, pois todos dormiam um profundo sono que o Senhor lhes tinha enviado. 13Davi atravessou para o outro lado, parou no alto do monte, ao longe, deixando um grande espaço entre eles. 22E Davi disse: “Aqui está a lança do rei. Venha cá um dos teus servos buscá-la! 23O Senhor retribuirá a cada um conforme a sua justiça e a sua fidelidade. Pois ele te havia entregue hoje em meu poder, mas eu não quis estender a minha mão contra o ungido do Senhor”. Palavra do Senhor. T.: GRAÇAS A DEUS. 



7. SALMO RESPONSORIAL – Salmo 102/103 R.: O SENHOR É BONDOSO E COMPASSIVO!/ 1) Bendize, ó minha alma, ao Senhor, e todo o meu ser, seu santo nome! Bendize, ó minha alma, ao Senhor, não te esqueças de nenhum de teus favores!/ 2) Pois ele te perdoa toda a culpa, e cura toda a tua enfermidade; da sepultura ele salva a tua vida e te cerca de carinho e compaixão./ 3) O Senhor é indulgente, é favorável, é paciente, é bondoso e compassivo. Não nos trata como exigem nossas faltas, nem nos pune em proporção às nossas culpas./ 4) Quanto dista o nascente do poente, tanto afasta para longe nossos crimes. Como um pai se compadece de seus filhos, o Senhor tem compaixão dos que o temem.


 8. SEGUNDA LEITURA – 1Cor 15,45-49 Leitura da Primeira Carta de São Paulo aos Coríntios. Irmãos: 45O primeiro homem, Adão, “foi um ser vivo”. O segundo Adão é um espírito vivificante. 46Veio primeiro não o homem espiritual, mas o homem natural; depois é que veio o homem espiritual. 47O primeiro homem, tirado da terra, é terrestre; o segundo homem vem do céu. 48Como foi o homem terrestre, assim também é o homem celeste, assim também vão ser as pessoas celestes. 49E como já refletimos a imagem do homem terrestre, assim também refletiremos a imagem do homem celeste. Palavra do Senhor. T.: GRAÇAS A DEUS.
 

9. ACLAMAÇÃO R.: ALELUIA, ALELUIA, ALELUIA!/ V.: Eu vos dou este novo mandamento, nova ordem, agora vos dou; que, também vos ameis uns aos outros, como eu vos amei, diz o Senhor. (Jo 13,34) 10. EVANGELHO – Lc 6,27-38 P.: O Senhor esteja convosco. T.: ELE ESTÁ NO MEIO DE NÓS. P.: Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas. T.: GLÓRIA A VÓS, SENHOR! P.: Naquele tempo, disse Jesus a seus discípulos: 27“A vós que me escutais, eu digo: Amai os vossos inimigos e fazei o bem aos que vos odeiam, 28bendizei os que vos amaldiçoam, e rezai por aqueles que vos caluniam. 29Se alguém te der uma bofetada numa face, oferece também a outra. Se alguém te tomar o manto, deixa-o levar também a túnica. 30Dá a quem te pedir e, se alguém tirar o que é teu, não peças que o devolva. 31O que vós desejais que os outros vos façam, fazei-o também vós a eles. 32Se amais somente aqueles que vos amam, que recompensa tereis? Até os pecadores amam aqueles que os amam. 33E se fazeis o bem somente aos que vos fazem o bem, que recompensa tereis? Até os pecadores fazem assim. 34E se emprestais somente àqueles de quem esperais receber, que recompensa tereis? Até os pecadores emprestam aos pecadores, para receber de volta a mesma quantia. 35Ao contrário, amai os vossos inimigos, fazei o bem e emprestai sem esperar coisa alguma em troca. Então, a vossa recompensa será grande, e sereis filhos do Altíssimo, porque Deus é bondoso também para com os ingratos e os maus. 36Sede misericordiosos, como também o vosso Pai é misericordioso. 37Não julgueis e não sereis julgados; não condeneis e não sereis condenados; perdoai, e sereis perdoados. 38Dai e vos será dado. Uma boa medida, calcada, sacudida, transbordante será colocada no vosso colo; porque com a mesma medida com que medirdes os outros, vós também sereis medidos”. Palavra da Salvação. T.: GLÓRIA A VÓS, SENHOR! 

11. HOMILIA 12. PROFISSÃO DE FÉ Creio em Deus Pai todo-poderoso, Criador do céu e da terra. E em Jesus Cristo, seu único Filho, nosso Senhor, (faz-se inclinação nas palavras destacadas) que foi concebido pelo poder do Espírito Santo, nasceu da Virgem Maria, padeceu sob Pôncio Pilatos, foi crucificado, morto e sepultado, desceu à mansão dos mortos, ressuscitou ao terceiro dia, subiu aos céus, está sentado à direita de Deus Pai todo-poderoso, donde há de vir a julgar os vivos e os mortos. Creio no Espírito Santo, na santa Igreja católica, na comunhão dos santos, na remissão dos pecados, na ressurreição da carne e na vida eterna. AMÉM. 13. ORAÇÃO DOS FIÉIS P.: Irmãos, roguemos a Deus Pai que nos convida a agir com misericórdia, dizendo: Deus de misericórdia, ouvi-nos! T.: DEUS DE MISERICÓRDIA, OUVI-NOS! 1) Fortalecei os clérigos de vossa Igreja, para que sejam cada vez mais sinais da misericórdia divina, suscitando a esperança nos corações dos fiéis e realizando obras de caridade, rezemos. T.: DEUS DE MISERICÓRDIA, OUVI-NOS! 2) Por todas as autoridades governamentais a fim de resolverem os conflitos de forma conciliadora, evitem as guerras e trabalhem em prol da concórdia e paz. T.: DEUS DE MISERICÓRDIA, OUVI-NOS! 3) Inspirai a todos nós aqui reunidos em assembleia, para que, em nosso coração, o amor de Deus triunfe sobre o ódio, o rancor e a mágoa, rezemos. T.: DEUS DE MISERICÓRDIA, OUVI-NOS! 4) Consolai em vossa misericórdia as famílias enlutadas que sofrem a perda de um ente querido; também todos os enfermos acometidos de doenças graves e aqueles que foram vítimas de violência e acidentes, rezemos. T.: DEUS DE MISERICÓRDIA, OUVI-NOS! (preces espontâneas) P.: Escutai, Pai Santo, os nossos pedidos e dai-nos a graça de amar sem medida, à imitação de teu Filho, que é Deus convosco na unidade do Espírito Santo. T.: AMÉM. LITURGIA EUCARÍSTICA 14. APRESENTAÇÃO DOS DONS – L. e M.: Elvira Dordiom R.: A VÓS, SENHOR, APRESENTAMOS ESTES DONS: O PÃO E O VINHO, ALELUIA!/ 1) Que poderei retribuir ao Senhor Deus por tudo aquilo que ele fez em meu favor?/ 2) Elevo o cálice da minha salvação, invocando o nome santo do Senhor./ 3) Vou cumprir minhas promessas ao Senhor na presença de seu povo reunido./ 4) Por isso oferto um sacrifício de louvor, invocando o nome santo do Senhor. 15. P.: Orai, irmãos e irmãs para que o meu e vosso sacrifício seja aceito por Deus Pai todopoderoso. T.: RECEBA O SENHOR POR TUAS MÃOS ESTE SACRIFÍCIO, PARA A GLÓRIA DO SEU NOME, PARA O NOSSO BEM E DE TODA A SUA SANTA IGREJA. 16. SOBRE AS OFERENDAS P.: Senhor, ao celebrar com reverência vossos mistérios, nós vos suplicamos, que o sacrifício oferecido em vossa honra nos seja útil para a salvação. Por Cristo, nosso Senhor. T.: AMÉM. 17. ORAÇÃO EUCARÍSTICA PARA DIVERSAS CIRCUNSTÂNCIAS IV – Jesus que passa fazendo o bem – MR., p.632 P.: Na verdade, é digno e justo, é nosso dever e salvação dar-vos graças, sempre e em todo lugar, Pai das misericórdias e Deus fiel, pois nos destes vosso Filho Jesus Cristo, como Senhor e Redentor. Ele sempre se mostrou cheio de misericórdia para com os pequenos e os pobres, os doentes e os pecadores, e se fez próximo dos aflitos e oprimidos. Por sua palavra e ação anunciou ao mundo que sois Pai e cuidais de todos os vossos filhos e filhas. Por isso, com todos os Anjos e Santos, nós vos louvamos e bendizemos, e proclamamos o hino de vossa glória, cantando (dizendo) sem cessar: T.: SANTO, SANTO, SANTO... P.: Na verdade, vós sois Santo e digno de louvor, ó Deus, que amais os seres humanos e sempre os acompanhais no caminho da vida. Na verdade, é bendito o vosso Filho, presente no meio de nós, quando nos reunimos por seu amor. Como outrora aos discípulos de Emaús, ele nos revela as Escrituras e parte o Pão para nós. T.: BENDITO O VOSSO FILHO, PRESENTE ENTRE NÓS! P.: Por isso, nós vos suplicamos, Pai de bondade: enviai o vosso Espírito Santo para que santifique estes dons do pão e do vinho, e se tornem para nós o Corpo e o Sangue de nosso Senhor Jesus Cristo. T.: ENVIAI O VOSSO ESPÍRITO SANTO! P.: Na véspera de sua paixão, na noite da última Ceia, Jesus tomou o pão, pronunciou a bênção de ação de graças, partiu e o deu a seus discípulos, dizendo: “TOMAI, TODOS, E COMEI: ISTO É O MEU CORPO, QUE SERÁ ENTREGUE POR VÓS”. Do mesmo modo, no fim da ceia, ele tomou o cálice em suas mãos, deu-vos graças novamente e o entregou a seus discípulos, dizendo: “TOMAI, TODOS, E BEBEI: ESTE É O CÁLICE DO MEU SANGUE, O SANGUE DA NOVA E ETERNA ALIANÇA, QUE SERÁ DERRAMADO POR VÓS E POR TODOS PARA A REMISSÃO DOS PECADOS. FAZEI ISTO EM MEMÓRIA DE MIM”. Mistério da fé. T.: ANUNCIAMOS, SENHOR, A VOSSA MORTE E PROCLAMAMOS A VOSSA RESSURREIÇÃO. VINDE, SENHOR JESUS! P.: Celebrando, pois, ó Pai santo, o memorial da Páscoa de Cristo, vosso Filho, nosso Salvador, anunciamos a obra do vosso amor; pela paixão e morte de cruz, vós o fizestes entrar na glória da ressurreição e o colocastes à vossa direita. Enquanto esperamos sua vinda gloriosa, nós vos oferecemos o Pão da vida e o Cálice da bênção. T.: ACEITAI, Ó SENHOR, A NOSSA OFERTA! P.: Olhai com bondade a oferta da vossa Igreja; nela vos apresentamos o sacrifício pascal de Cristo, que nos foi entregue. E concedei que, pela força do Espírito do vosso amor, sejamos contados, agora e por toda a eternidade, entre os membros do vosso Filho, cujo Corpo e Sangue comungamos. T.: O ESPÍRITO NOS UMA NUM SÓ CORPO! P.: Dignai-vos, Senhor, conduzir a vossa Igreja à perfeição na fé e no amor, em comunhão com o nosso Papa  e o nosso Bispo , com todos os bispos, Religiosos, diáconos e todo o povo que adquiristes para vós. T.: CONFIRMAI NA UNIDADE A VOSSA IGREJA! P.: Abri os nossos olhos para perceber as necessidades dos irmãos e irmãs; inspirai-nos palavras e ações para confortar os cansados e oprimidos; fazei que os sirvamos de coração sincero, seguindo o exemplo e o mandamento de Cristo. Vossa Igreja seja testemunha viva da verdade e da liberdade, da justiça e da paz, para que toda a humanidade se reanime com uma nova esperança. T.: AJUDAI-NOS A CRIAR UM MUNDO NOVO! P.: Lembrai-vos dos nossos irmãos e irmãs, que adormeceram na paz do vosso Cristo, e de todos os falecidos, cuja fé só vós conhecestes: acolhei-os na luz da vossa face e, na ressurreição, concedei-lhes a plenitude da vida. T.: CONCEDEI-LHES, Ó SENHOR, A LUZ ETERNA! P.: Concedei também a nós, no fim da nossa peregrinação terrestre, chegarmos todos à morada eterna, onde viveremos para sempre convosco e, com a Bem-aventurada Virgem Maria, Mãe de Deus, os Apóstolos e Mártires, e todos os Santos, vos louvaremos e glorificaremos, por Jesus Cristo, vosso Filho. Por Cristo, com Cristo, em Cristo, a Vós, Deus Pai todo-poderoso, na unidade do Espírito Santo, toda a honra e toda a glória, por todos os séculos dos séculos. T.: AMÉM. 18. RITO DA COMUNHÃO 19. CANTO DE COMUNHÃO – L.: Lc 6,37-38 e Sl 129 | M.: Pe. José Weber, SV R.: PERDOAI E VOS SERÁ PERDOADO! DAI AOS OUTROS E A VÓS SERÁ DADO!/ COM A MESMA MEDIDA COM QUE A OUTROS MEDIRDES, MEDIDOS SEREIS./ 1) Das profundezas eu clamo a vós, Senhor, escutai a minha voz!/ Vossos ouvidos estejam bem atentos ao clamor da minha prece!/ 2) Se levardes em conta nossas faltas, quem haverá de subsistir?/ Mas em vós se encontra o perdão, eu vos temo e em vós espero./ 3) No Senhor ponho a minha esperança, espero em sua palavra./ A minh’alma espera no Senhor mais que o vigia pela aurora./ 4) Espere Israel pelo Senhor mais que o vigia pela aurora!/ Pois no Senhor se encontra toda graça e copiosa redenção. 20. DEPOIS DA COMUNHÃO P.: OREMOS: (breve silêncio) Deus todo-poderoso, concedei-nos em plenitude a salvação eterna, cujo penhor recebemos neste sacramento. Por Cristo, nosso Senhor. T.: AMÉM. BÊNÇÃO FINAL – Tempo Comum I, MR., p.583 P.: O senhor esteja convosco. T.: ELE ESTÁ NO MEIO DE NÓS. P. Inclinai-vos para receber a bênção. P.: Deus vos abençoe e vos guarde. T.: AMÉM. P.: Ele vos mostre sua face e se compadeça de vós. T.: AMÉM. P.: Volva para vós seu olhar e vos dê a sua paz. T.: AMÉM. P.: E a bênção de Deus todo-poderoso, Pai, Filho e Espírito Santo, desça sobre vós e permaneça para sempre. T.: AMÉM.

Nenhum comentário:

Postar um comentário