sábado, 24 de maio de 2025

MATEMÁTICA PARA CONCURSOS E ENEM - RESOLUÇÃO DE EQUAÇÕES

 


Uma equação de segundo grau é toda a equação na forma ax2 + bx + c = 0, com a, b e c números reais e a ≠ 0. Para resolver uma equação deste tipo, pode-se utilizar diferentes métodos.

Aproveite as resoluções comentadas dos exercícios abaixo para tirar todas as suas dúvidas. Não deixe também de testar seus conhecimentos com as questões resolvidas de concursos.

Exercício 1

A idade da minha mãe multiplicada pela minha idade é igual a 525. Se quando nasci minha mãe tinha 20 anos, quantos anos eu tenho?

Solução

Considerando a minha idade igual a x, podemos então considerar que a idade da minha mãe é igual a x + 20. Como sabemos o valor do produto das nossas idades, então:

x . (x + 20) = 525

Aplicando a propriedades distributiva da multiplicação:

x2 + 20 x - 525 = 0

Chegamos então em uma equação do 2º grau completa, com a = 1, b = 20 e c = - 525.

Para calcular as raízes da equação, ou seja, os valores de x em que a equação é igual a zero, vamos usar a fórmula de Bhaskara.

Primeiro, devemos calcular o valor do ∆:

delta maiúsculo espaço igual a espaço b ao quadrado espaço menos espaço 4. a. c delta maiúsculo espaço igual a espaço parêntese esquerdo 20 parêntese direito ao quadrado espaço menos espaço 4.1. parêntese esquerdo menos espaço 525 parêntese direito delta maiúsculo espaço igual a espaço 400 espaço mais espaço 2100 espaço igual a espaço 2500

Para calcular as raízes, usamos:

x igual a numerador menos b mais ou menos raiz quadrada de incremento sobre denominador 2 a fim da fração

Substituindo os valores na fórmula acima, iremos encontrar as raízes da equação, assim:

x com 1 subscrito igual a numerador menos 20 mais raiz quadrada de 2500 sobre denominador 2.1 fim da fração igual a numerador menos 20 mais 50 sobre denominador 2 fim da fração igual a 30 sobre 2 igual a 15 x com 2 subscrito igual a numerador menos 20 menos raiz quadrada de 2500 sobre denominador 2.1 fim da fração igual a numerador menos 20 menos 50 sobre denominador 2 fim da fração igual a numerador menos 70 sobre denominador 2 fim da fração igual a menos 35

Como a minha idade não pode ser negativa, desprezamos o valor -35. Assim, o resultado é 15 anos.

Exercício 2

Uma praça, representada da figura abaixo, apresenta um formato retangular e sua área é igual a 1 350 m2. Sabendo que sua largura corresponde a 3/2 da sua altura, determine as dimensões da praça.

Exercício 2 de equação do 2º grau

Solução

Considerando que sua altura é igual a x, a largura será então igual a 3/2x. A área de um retângulo é calculada multiplicando-se sua base pelo valor da altura. Neste caso, temos:

3 sobre 2 x. x espaço igual a espaço 1350 3 sobre 2 x ao quadrado igual a 1350 3 sobre 2 x ao quadrado menos 1350 igual a 0

Chegamos a uma equação incompleta do 2º grau, com a = 3/2, b = 0 e c = - 1350, podemos calcular esse tipo de equação, isolando o x e calculando o valor da raiz quadrada.

x ao quadrado igual a numerador 1350.2 sobre denominador 3 fim da fração igual a 900 x igual a mais ou menos raiz quadrada de 900 igual a mais ou menos 30

Como o valor do x representa a medida da altura, iremos desconsiderar o - 30. Assim, a altura do retângulo é igual a 30 m. Para calcular a largura, vamos multiplicar esse valor por 3/2:

3 sobre 2.30 igual a 45

Portanto, a largura da praça é igual a 45 m e sua altura é igual a 30 m.

Exercício 3

Determine a soma e o produto das raízes da equação 3 reto x ao quadrado mais 15 reto x menos 18 igual a 0, depois, suas raízes.

Resposta: As raízes são 1 e -6.

Resolução

A soma é obtida por:

reto S igual a numerador menos reto b sobre denominador reto a fim da fração igual a numerador menos 15 sobre denominador 3 fim da fração igual a menos 5

O produto é obtido por:

reto P igual a reto c sobre reto a igual a numerador menos 18 sobre denominador 3 fim da fração igual a menos 6

Devemos encontrar dois números que somados sejam iguais a -5 e multiplicados, iguais a -6.

Pela multiplicação, podemos fazer: -6 . 1 = -6

Estes mesmos números somados, devem ser iguais a -5. Temos:

-6 + 1 = -5

Assim, as raízes são 1 e -6.

Exercício 4

Analise a seguinte equação do segundo grau: reto x ao quadrado mais 14 reto x mais 49 igual a 0.

Pode-se afirmar que ela possui:

a) Nenhuma raiz real.
b) Duas raízes reais diferentes.
c) Duas raízes reais iguais.
d) Não é possível concluir.

Resposta: c) Duas raízes reais iguais.

Resolução

Vamos utilizar a fórmula de Bhaskara.

Cálculo do Delta:

incremento igual a reto b ao quadrado menos 4. reto a. reto c incremento igual a 14 ao quadrado menos 4.1.49 incremento igual a 196 menos 196 incremento igual a 0

Como o delta é zero, a equação possui duas raízes reais iguais.

Ao substituir na fórmula de Bhaskara:

reto x com 1 subscrito igual a reto x com 2 subscrito igual a numerador menos reto b mais ou menos raiz quadrada de incremento sobre denominador 2. reto a fim da fração reto x com 1 subscrito igual a reto x com 2 subscrito igual a numerador menos 14 mais ou menos raiz quadrada de 0 sobre denominador 2.1 fim da fração reto x com 1 subscrito igual a reto x com 2 subscrito igual a menos 7

Exercício 5

Considerando a equação reto x ao quadrado menos 3 reto x mais 2 igual a 0, qual das seguintes opções representa sua forma fatorada?

a) (x-3)(x-2)
b) (x-2)(x-1)
c) 2(x+2)(x-1)
d) -3(x-2)(x-1)
e) (x-1)(x+3)

Resposta: b) (x-2)(x-1)

Resolução

Sendo a, b e c os coeficientes da equação e x1 e x2 suas raízes, a forma fatorada de uma equação do segundo grau é:

a(x-x1)(x-x2)

Vamos determinar as equações pela fórmula de Bhaskara.

incremento igual a reto b ao quadrado menos 4. reto a. reto c incremento igual a parêntese esquerdo menos 3 parêntese direito ao quadrado menos 4.1.2 incremento igual a 9 menos 8 igual a 1

reto x com 1 subscrito igual a numerador menos reto b mais raiz quadrada de incremento sobre denominador 2. reto a fim da fração igual a numerador menos parêntese esquerdo menos 3 parêntese direito mais raiz quadrada de 1 sobre denominador 2.1 fim da fração igual a numerador 3 mais 1 sobre denominador 2 fim da fração igual a 4 sobre 2 igual a 2 reto x com 2 subscrito igual a numerador menos reto b menos raiz quadrada de incremento sobre denominador 2. reto a fim da fração igual a numerador menos parêntese esquerdo menos 3 parêntese direito menos raiz quadrada de 1 sobre denominador 2.1 fim da fração igual a numerador 3 menos 1 sobre denominador 2 fim da fração igual a 2 sobre 2 igual a 1

Como a = 1, sua forma fatorada é:

1 parêntese esquerdo x menos 2 parêntese direito parêntese esquerdo x menos 1 parêntese direito espaço igual a espaço negrito parêntese esquerdo bold italic x negrito menos negrito 2 negrito parêntese direito negrito parêntese esquerdo bold italic x negrito menos negrito 1 negrito parêntese direito

Exercício 6

Para que x = 1 seja raiz da equação 2ax2 + (2a2 - a - 4) x - (2 + a2) = 0, os valores de a deverão ser:

a) 3 e 2
b) - 1 e 1
c) 2 e - 3
d) 0 e 2
e) - 3 e - 2

Solução

Para encontrar o valor do a, primeiro vamos substituir o x por 1. Desta forma, a equação ficará assim:

2.a.12 + (2a2 - a - 4) . 1 - 2 - a2 = 0
2a + 2a2 - a - 4 - 2 - a2 = 0
a2 + a - 6 = 0

Agora, devemos calcular a raiz da equação completa da 2º grau, para isso vamos usar a fórmula de Bhaskara.

incremento espaço igual a espaço 1 ao quadrado espaço menos espaço 4.1. parêntese esquerdo menos espaço 6 parêntese direito incremento espaço igual a espaço 1 espaço mais espaço 24 espaço igual a espaço 25 a com 1 subscrito igual a numerador menos 1 mais raiz quadrada de 25 sobre denominador 2 fim da fração igual a numerador menos 1 mais 5 sobre denominador 2 fim da fração igual a 2 a com 2 subscrito igual a numerador menos 1 menos raiz quadrada de 25 sobre denominador 2 fim da fração igual a numerador menos 1 menos 5 sobre denominador 2 fim da fração igual a menos 3

Portanto, a alternativa correta é a letra c.

Exercício 7

Um estudante de física está estudando o lançamento de projéteis em um laboratório. Ele observa que a altura h em metros do projétil, lançado a uma velocidade inicial v0 em metros por segundo, após t segundos, é dada pela equação do segundo grau:

reto h parêntese esquerdo reto t parêntese direito igual a menos 5 reto t ao quadrado mais reto v com 0 subscrito reto t mais 10

O estudante lança um projétil com uma velocidade inicial de 20 m/s. Considerando a equação, qual é a altura máxima atingida pelo projétil?

a) 15 metros
b) 20 metros
c) 25 metros
d) 30 metros
e) 35 metros

Resolução: d) 30 metros

O ponto mais alto obtido é o vértice da parábola. Podemos obtê-lo pela fórmula:

reto h com reto v subscrito igual a numerador menos incremento sobre denominador 4 reto a fim da fração igual a menos numerador abre parênteses reto b ao quadrado menos 4. reto a. reto c fecha parênteses sobre denominador 4 reto a fim da fração

Onde,

  • hv é a altura no vértice (ponto mais alto);
  • a, b e c são os coeficientes da função.

reto h com reto v subscrito igual a menos numerador abre parênteses reto b ao quadrado menos 4. reto a. reto c fecha parênteses sobre denominador 4 reto a fim da fração reto h com reto v subscrito igual a menos numerador abre parênteses 20 ao quadrado menos 4. parêntese esquerdo menos 5 parêntese direito.10 fecha parênteses sobre denominador 4. parêntese esquerdo menos 5 parêntese direito fim da fração reto h com reto v subscrito igual a menos numerador abre parênteses 400 mais 200 fecha parênteses sobre denominador menos 20 fim da fração reto h com reto v subscrito igual a menos numerador 600 sobre denominador menos 20 fim da fração reto h com reto v subscrito igual a 30

Exercício 8

Um agricultor está fazendo uma horta retangular tal que a largura deve ser dois metros menor que o comprimento e, a área total deve ser de oito metros quadrados. Sendo x a medida do comprimento da horta em metros, suas dimensões são

Resposta: Comprimento 4 e largura 2.

Resolução

Chamando o comprimento do retângulo de x, sua largura deverá ser x - 2.

A área de um retângulo é determinada pelo produto entre a base e a altura.

reto A igual a 8

Onde A é a área.

Substituindo A pelo produto x(x-2), multiplicando x pelos termos dentro do parenteses e passando o 8 para esquerda, temos:

reto A igual a 8 reto x parêntese esquerdo reto x menos 2 parêntese direito igual a 8 reto x ao quadrado menos 2 reto x menos 8 igual a 0

Para determinar o valor de x (que é a medida do comprimento), resolvemos a equação do segundo grau.

O delta da equação fica:

incremento igual a reto b ao quadrado menos 4. reto a. reto c incremento igual a parêntese esquerdo menos 2 parêntese direito ao quadrado menos 4.1. abre parênteses menos 8 fecha parênteses incremento igual a 4 menos 4. abre parênteses menos 8 fecha parênteses incremento igual a 4 mais 32 incremento igual a 36

Pela fórmula resolutiva de Bhaskara:

reto x com 1 subscrito igual a numerador menos reto b mais raiz quadrada de incremento sobre denominador 2. reto a fim da fração igual a numerador menos parêntese esquerdo menos 2 parêntese direito mais raiz quadrada de 36 sobre denominador 2.1 fim da fração igual a numerador 2 mais 6 sobre denominador 2 fim da fração igual a 8 sobre 2 igual a 4 reto x com 2 subscrito igual a numerador menos reto b menos raiz quadrada de incremento sobre denominador 2. reto a fim da fração igual a numerador menos parêntese esquerdo menos 2 parêntese direito menos raiz quadrada de 36 sobre denominador 2.1 fim da fração igual a numerador 2 menos 6 sobre denominador 2 fim da fração igual a numerador menos 4 sobre denominador 2 fim da fração igual a menos 2

Como se trata de um medida, consideramos x = 4 para o comprimento. Como a largura deve ser 2 metros menor, ela é igual a 2.

Comprimento 4 e largura 2.

Exercício 9

Um departamento de matrículas para a disciplina de cálculo em uma universidade inicia o período de inscrições no dia dois do mês. Eles observaram que o número de matrículas cresce desde a abertura, partindo de zero matrículas, atinge uma quantidade máxima em algum dia e começa a diminuir, até que todas as vagas sejam preenchidas. A quantidade de matrículas por dia segue a função reto m parêntese esquerdo reto x parêntese direito igual a menos reto x ao quadrado menos 15 reto x menos 26, em que x representa os dias trabalhados e m(x) a quantidade de matrículas.

Abaixo está o calendário do mês de matrículas.

calendário

Se x representa os dias trabalhados, ou seja, apenas os dias úteis, o departamento fechará as inscrições para a disciplina de cálculo no dia

a) 13
b) 14
c) 15
d) 16
e) 17

Resposta: e) 17

Resolução

A função que representa o número de inscrições por dia é uma função polinomial do segundo grau.

Como o primeiro dia abre com zero inscrições e o último termina sem inscrições, com todas as vagas preenchidas, estes dias representam os zeros da função, o primeiro e o último.

Podemos calculá-los através do uso da fórmula resolutiva de Bhaskara, fazendo m(x) = 0.

Sendo a função reto m parêntese esquerdo reto x parêntese direito igual a menos reto x ao quadrado mais 15 reto x menos 26, com

a = -1
b = -15
c = -26

O delta da equação é:

incremento igual a reto b ao quadrado menos 4. reto a. reto c incremento igual a 15 ao quadrado menos 4. parêntese esquerdo menos 1 parêntese direito. parêntese esquerdo menos 26 parêntese direito incremento igual a 225 espaço menos espaço 104 incremento igual a 121

As raízes da equação são:

reto x com 1 subscrito igual a numerador menos reto b mais raiz quadrada de incremento sobre denominador 2. reto a fim da fração igual a numerador menos 15 mais raiz quadrada de 121 sobre denominador 2. parêntese esquerdo menos 1 parêntese direito fim da fração igual a numerador menos 15 mais 11 sobre denominador menos 2 fim da fração igual a numerador menos 4 sobre denominador menos 2 fim da fração igual a 2 reto x com 2 subscrito igual a numerador menos reto b menos raiz quadrada de incremento sobre denominador 2. reto a fim da fração igual a numerador menos 15 menos raiz quadrada de 121 sobre denominador 2. parêntese esquerdo menos 1 parêntese direito fim da fração igual a numerador menos 15 menos 11 sobre denominador menos 2 fim da fração igual a numerador menos 26 sobre denominador menos 2 fim da fração igual a 13

Isto significa que houveram matrículas por 12 dias, mas apenas em dias úteis. Contando a partir do dia 2 do mês, sem considerar os sábados e domingos, o último dia de matrícula foi o dia 17.

Exercício 10

(Epcar - 2017)

Considere, em ℝ, a equação (m+2) x2 - 2mx + (- 1) = 0 na variável x, em que m é um número real diferente de - 2.

Analise as afirmativas abaixo e classifique-as em V (VERDADEIRA) ou F (FALSA).

( ) Para todo m > 2 a equação possui conjunto solução vazio.
( ) Existem dois valores reais de m para que a equação admita raízes iguais.
( ) Na equação, se ∆ >0 , então m só poderá assumir valores positivos.

A sequência correta é

a) V – V – V
b) F – V – F
c) F – F – V
d) V – F – F

Vamos analisar cada uma das afirmações:

Para todo m > 2 a equação possui conjunto solução vazio

Como a equação é do segundo grau em ℝ, não terá solução quando o delta for menor que zero. Calculando esse valor, temos:

delta maiúsculo espaço igual a espaço parêntese esquerdo menos 2 m parêntese direito ao quadrado espaço menos espaço 4. parêntese esquerdo m espaço mais espaço 2 parêntese direito espaço. espaço parêntese esquerdo m espaço menos espaço 1 parêntese direito espaço P a r a espaço delta maiúsculo espaço menor que espaço 0 vírgula espaço f i c a r á dois pontos espaço 4 m ao quadrado espaço menos espaço 4 parêntese esquerdo m ao quadrado menos espaço m espaço mais espaço 2 m espaço menos espaço 2 parêntese direito espaço menor que espaço 0 espaço 4 m ao quadrado espaço menos espaço 4 m ao quadrado espaço mais espaço 4 m espaço menos espaço 8 m espaço mais espaço 8 espaço menor que espaço 0 menos espaço 4 m espaço mais espaço 8 espaço menor que espaço 0 espaço parêntese esquerdo m u l t i p l i c a n d o espaço p o r espaço menos 1 parêntese direito espaço 4 m espaço maior que espaço 8 espaço m espaço maior que espaço 2

Portanto, a primeira afirmação é verdadeira.

Existem dois valores reais de m para que a equação admita raízes iguais.

A equação terá raízes reais iguais quando Δ=0, ou seja:

- 4m + 8 =0
m=2

Portanto, a afirmação é falsa, pois existe apenas um valor de m em que as raízes são reais e iguais.

Na equação, se ∆ >0 , então m só poderá assumir valores positivos.

Para Δ>0, temos:

menos 4 m mais 8 maior que 0 espaço 4 m menor que 8 espaço parêntese esquerdo m u l t i p l i c a n d o espaço p o r espaço menos 1 parêntese direito espaço m menor que 2

Como existem no conjunto dos números reais infinitos números negativos menores que 2, a afirmação também é falsa.

Alternativa d: V-F-F

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