segunda-feira, 6 de agosto de 2012


CEARÁ

Cenário de sertão, serras e litoral

27.11.2009
Clique para Ampliar
Canoa Quebrada, no litoral Leste, é uma praia que exala magia e encanto e transformou-se no segundo principal destino turístico do Ceará
ANDRÉ LIMA
Clique para Ampliar
Nas regiões serranas do Estado, o Maciço de Baturité ganha a preferência dos turistas por abrigar belas cidades, como Guaramiranga
THIAGO GASPAR
Clique para Ampliar
No sertão cearense, paredões e monumentos de pedra se transformam em obstáculos para os amantes dos esportes radicais
A geografia singular do Estado convida o visitante para uma viagem inesquecível por paisagens distintas, mas em perfeita harmonia

A paisagem muda a cada instante, a cada olhar, para fascínio do visitante. O Ceará é assim, um verdadeiro mosaico de ladrilhos variegados, composto por sertão, serras e litoral em harmoniosa conjunção.

É comum iniciar o passeio no Estado pelo vasto litoral, mas imagine um roteiro diferente. Conhecer o Ceará a partir do Sertão será uma incrível experiência.

Paisagem intrigante, saborosa culinária e um jeito de ser que só o povo da região tem são algumas das características do Sertão cearense, onde o sol é abrasador, mas a natureza oferece a proteção de paredões de pedra e o vento não para de soprar. Eis o território ideal para a prática de esportes como voo livre, escalada, rappel e trilhas. Quixadá e Canindé são as principais cidades.

Quixadá, conhecida como Terra dos Monólitos, é um imenso zoológico de figuras de pedra ao ar livre. O destaque é a Pedra da Galinha Choca, junto ao açude do Cedro. Os monumentos ficam próximos da zona urbana, facilitando as visitas e a prática de esportes, sejam radicais ou leves. Os caminhos conduzem a vales, cavernas e paredões, num convite à pratica de escaladas e rappel.

Nos céus de Quixadá está outro atrativo da região. São as correntes térmicas de ar, que proporcionam as condições perfeitas para a prática de voo livre. As montanhas são o ponto de largada.

Canindé é motivada pela fé em São Francisco. Ali, acontece a maior peregrinação dedicada ao santo fora da cidade de Assis, na Itália, terra natal do santo dos pobres, de 26 de setembro a 4 de outubro, Dia do Padroeiro. O maior santuário franciscano no continente americano também está na cidade.

Ainda no Sertão, o viajante descobre as delícias do ecoturismo e curiosidades do turismo científico na região dos Inhamuns. O passeio deve incluir também as cidades de Crateús, Nova Russas, Independência, Aiuaba e Monsenhor Tabosa.

Serras

Nas regiões serranas, o turista encontra mais uma porção diferenciada do Estado. É o Ceará sob medida para o turismo ecológico e aventuras. Seja no Maciço de Baturité, na Serra da Meruoca ou nas chapadas do Apodi, da Ibiapaba e do Araripe não faltam atrativos, como fauna e flora, bicas, cachoeiras e cascatas.

O Maciço de Baturité é a região serrana mais próxima de Fortaleza. A porta de entrada é o município de Baturité, que preserva prédios históricos. O verde circunda a cidade e abriga cachoeiras.

Guaramiranga, a "Suíça cearense", é a atração seguinte e hoje é apontada como a cidade dos festivais no Estado. Pacoti fica mais adiante e oferece hospedagem em pousadas instaladas em áreas verdejantes. Mulungu e Aratuba completam o quinteto de cidades acolhedoras do Maciço.

O roteiro serrano também inclui a Serra da Meruoca, recheada de cascatas e piscinas naturais, e a Chapada da Ibiapaba, a mais importante região serrana cearense. O maior destaque ali é o Parque Nacional de Ubajara, que abriga a Gruta de Ubajara, com 15 "salas" exploráveis com a ajuda de guias. Para apreciar a beleza do parque, o visitante escolhe entre as trilhas ou os "bondinhos".

Ainda na região, é imperdível a visita às cidades de Tianguá, Viçosa do Ceará e Ipu, além de São Benedito, Carnaubal e Ibiapina, com atrativos como casarões históricos e festas religiosas.

No Sul do Ceará fica a Chapada do Araripe e a Floresta Nacional do Araripe. Juazeiro do Norte, Crato e Barbalha são as principais cidades da região. Juazeiro é movida pela fé, Barbalha abriga a única estância hidromineral do Ceará e Crato se destaca pelos balneários e clubes sociais.

Litoral

O turismo nas serras cearenses e no sertão cresce a cada ano, mas o litoral é o maior atrativo do Ceará. São 573 quilômetros de puro encanto.

A Leste de Fortaleza fica a Costa do Sol Nascente. Falésias avermelhadas, manguezais, cidades históricas e rico artesanato marcam o cenário. O passeio começa no Porto das Dunas e prossegue até Icapuí.

Na praia do Porto das Dunas, em Aquiraz, primeira capital do Estado, fica o Beach Park, que abriga o maior parque aquático da América Latina, o Aqua Park. Depois vêm Prainha, Presídio, Iguape e Barro Preto. Junto delas fica a praia do Batoque e, a seguir, Caponga e Águas Belas.

Morro Branco e Praia das Fontes pertencem a Beberibe e são apontadas como duas das mais belas praias do litoral cearense. A praia seguinte é Pontal de Maceió, a única atlântica do município de Fortim.

A internacional Canoa Quebrada é praia da histórica Aracati e o segundo principal destino turístico do Estado do Ceará. Na vizinha Majorlândia, as atrações são o mar tomado por jangadas, as regatas e o animado carnaval.

Icapuí, na divisa com o Rio Grande do Norte, oferece praias incomuns pela grandiosidade das falésias. Redonda e Ponta Grossa são as mais frequentadas.

Basta cruzar a ponte sobre o rio Ceará. Começa um verdadeiro desfile de belezas de encher os olhos. O viajante chega ao litoral Oeste, a chamada Costa do Sol Poente. Na "passarela", praias largas, efervescentes ou virgens.

Na vizinha Caucaia ficam as praias do Icaraí, Tabuba e Cumbuco, esta última um capítulo à parte em beleza e abrigo das lagoas do Parnamirim e do Banana.

Pecém e Taíba, em São Gonçalo do Amarante, são as praias seguintes. A próxima atração é Paracuru, com 15 quilômetros de litoral para todos os gostos.

Lagoinha, em Paraipaba, é uma das joias do litoral Oeste. De tão bela virou "garota propaganda", sempre estampando material promocional do Ceará. Seu ícone é a duna avermelhada.

Trairi oferece 36 quilômetros de praias e o encontro das águas do rio Mundaú com o mar. Flecheiras, Mundaú, Emboaca e Guajiru dividem o território.

Cruzando o rio Mundaú se chega à primitiva praia da Baleia, em Itapipoca. Icaraí de Amontada, Almofala, em Itarema, Barrinha e Arpoeiras, em Acaraú, são as atrações seguintes.

O passeio pela Costa do Sol Poente leva à praia do Preá, em Cruz. Após fica Jericoacoara, uma das 10 praias mais belas do mundo. No lugar, dois programas são obrigatórios: conhecer a Pedra Furada e apreciar o pôr-do-sol do alto duna junto à vila.

Depois de Jeri, o viajante conhece Tatajuba, em Camocim, e junto dela o Laguinho da Torta. O leque de atrações na Costa do Sol Poente inclui as praias de Maceió e Barra dos Remédios, ainda em Camocim, e se completa com Bitupitá e Pontal das Almas, em Barroquinha, divisa com o Piauí.

Nenhum comentário:

Postar um comentário