domingo, 16 de dezembro de 2018

1 DE AGOSTO DE 16 - DE FÉ E VIDA

06/08/2016

XIX Domingo do Tempo Comum, 07 de agosto de 2016

Lc 12,32-48

1. O discípulo deve estar sempre preparado, disponível, vigilante e ser responsável e fiel. A qualquer momento o Senhor pode convidar aquele discípulo para uma missão. O importante é que o discípulo esteja sempre de malas prontas, desapegado de tudo e de todos. Nunca esquecer que sua riqueza é o próprio Cristo. A partir de Cristo, deve amar a todos, mas sem retê-los para si e, em depois, seguir em frente, pois sua mente mira o horizonte futuro de Deus. Sua alegria não se encontra neste mundo, mas naquele morreu e ressuscitou por nós.

2. Quando o texto diz que o discípulo deve estar com os rins cingidos, lembra, antes de tudo, os hebreus prestes sair do Egito (Ex 12,11), isto é, sair da escravidão do mundo e abraçar a libertação trazida pelo novo Moisés, Jesus Cristo. Quanto às lâmpadas acesas, essas querem significar a vigilância necessária e perseverante enquanto se espera o Senhor. A parábola das dez virgens indicam muito bem tal atitude (Mt 25,1-13). O discípulo não desanima quando tudo parece indicar uma distância de Deus, quando o Senhor não chega na hora pensada pelo servo. As vezes se torna cansativa tal demora, mas o discípulo é persistente, confiante, perseverante, por isso vigia o tempo todo, pois ele sabe que o Senhor vem na hora em que ele menos espera. Então por mais longa que seja a espera, mais ainda se deve vigiar.

3. Aquele que perseverar será bem-aventurado, receberá o prêmio da glória, não a glória dos homens, passageira, cheia de vaidades, mas a elevação daquele que soube colocar sua fé na Verdade, no Amor e na Vida, ou seja, em Deus mesmo. Jesus faz entender que tal discípulo será tratado como um senhor e não como escravo, pois o Senhor mesmo cingir-se-á e servirá aquele servo (discípulo). De fato, Jesus fez tudo por nós: encarnou-se, assumiu nossas mazelas, morreu e ressuscitou, a fim de que nós fôssemos salvos. Toda sua vida, voltada para o Pai, tornou-se toda para nós.

4. Hoje, mais do que nunca, devemos ser vigilantes. Nesse sentido, a figura do ladrão, além de ser um sinal do modo imprevisto da chegada de Jesus, é também um sinal para o modo como devemos nos posicionar diante da realidade salvífica. Ele (Jesus) virá quando menos esperarmos, diz o texto. Ou seja, é importante que estejamos preparados em oração, comunhão com Deus e com sua Igreja, fazendo o bem, anunciando sua Palavra e sendo solidários uns para com os outros. Longe de um discípulo a preguiça, o desânimo e o gosto pelas coisas contrárias a Deus. Lc quer justamente estimular sua comunidade a viver corajosamente a expectativa confiante da vinda do Senhor. Há muitos que querem nos separar de Deus, destruir nossa dedicação ao Seu serviço, iludir nossas mentes, afastar-nos da possibilidade de sermos somente de Deus. Além disso, existem as lutas internas, os desafios com a própria existência. Ainda mais, Satanás existe e tenta, a todo custo, desviar um servo do Senhor de sua missão. Vigiar e orar sempre, com os olhos fixos no Senhor, é o que devemos fazer agora e para sempre. Devemos ficar atentos a tudo e a nós mesmos, pois somos também um tesouro conquistado por Cristo, somos filhos de Deus.

5. Jesus condena aqueles líderes judaicos que abusam do poder, fazendo sofrer o povo sob seus comandos. Para esses, a destruição será certa. A parábola também serve para os cristãos. Nenhum discípulo de Cristo deve seguir os passos dos arrogantes deste mundo. A condição de liderança de um discípulo é aquela de servo, à semelhança do seu Mestre. Ele vai ser sempre um servo entre os demais servos, servindo por amor ao Reino dos Céus. Mesmo que ele seja altamente preparado na doutrina, toda sua vida deve ser um dom colocado á disposição do crescimento espiritual e intelectual do rebanho do Senhor. Sua vida não será mais sua, mas de Cristo e de sua Igreja. Quanto mais ele souber, maior sua responsabilidade na Igreja.

6. A beleza de ser discípulo de Cristo é saber que somos identificados a Ele, não recebemos diplomas de vaidade, somos valorizados como seres humanos, descobrimos nossa fragilidade e o ser humano que devemos ser a cada momento, descobrimos o dom que somos e os dons que temos para o bem da Igreja e para a salvação do mundo e que estamos aqui, não como inúteis, mas como servos do Senhor para a construção do Seu Reino de AMOR, VERDADE E VIDA.

Um forte e carinhoso abraço.

Pe. José Erinaldo
Escrito por Pe. José Erinaldo às 15h50
(0) Comente ] [ envie esta mensagem ] [  ]

05/08/2016

Sexta-feira, 05 de agosto de 2016

Mt 16,23-28

1. “Jesus começou a mostrar a seus discípulos que devia ir a Jerusalém e sofrer muito da parte dos anciãos, dos sumos sacerdotes e dos mestres da Lei, e que devia ser morto e ressuscitar no terceiro dia”. Mt enfatiza Jerusalém como o lugar da realização salvífica e coloca alguns pontos teologicamente importantes para se entender o verdadeiro Messias, sua missão, condição de vida, entendimentos dos discípulos e exigências missionárias. Na base do texto, está o anúncio da paixão de Jesus. Nos sinóticos, por cinco vezes aparece o anúncio da paixão do Senhor, alguns mais desenvolvidos e outros mais breves, por exemplo: Mc 8,31-33; 9,30-32; e 10,32-34 (anúncios mais desenvolvidos) e Mc 9,9; Mt 17,9, - no final da narrativa da transfiguração - bem como Mc 14,41; Mt 26,45 –- e Lc 9,44 (breves) – no contexto do Getsêmani.

2. Quem se colocará como obstáculos na missão de Jesus? Os anciãos (aristocratas de Jerusalém e grandes latifundiários em Israel, os quais faziam parte também do Sinédrio: tribunal supremo. Além disso, representavam o dinheiro e formavam a base dos saduceus), os sumos sacerdotes (também aristocratas, nesse caso representado a casta sacerdotal, e eram, além disso, do partido dos saduceus) e os doutores da Lei (classe intelectual, sendo a maioria do partido dos fariseus, detentores do poder do saber segundo suas ideologias. Considerados como homens “donos” da verdade e de formadores da opinião pública – formam o poder judiciário). Além desses, todo aquele que se coloca a favor da mentalidade messiânica existente, isto é, o messianismo politico, apresenta-se como um grave obstáculo a Jesus, como uma tentação a ser superada pelo Mestre. Combater essa mentalidade é uma necessidade, que trará graves conseguencias tanto para Jesus quanto para Seus discípulos.

3. A partir do anúncio da paixão, uma nova fase se estabelece na vida de Jesus, na compreensão de Sua pessoa e na forma como devem ser os Seus discípulos. Essa nova fase não será mais de euforia, mas de rejeição, sofrimento e perda, inclusive, de muitos dos Seus discípulos. Jesus prepara mais diretamente os Seus, pois todos deverão enfrentar os mesmos desafios do Mestre. Eles deverão ser fortalecidos na fé e no conhecimento de tudo aquilo que Jesus propõe para todos, para a realização do projeto do Pai. A Eles, Jesus se revela como Servo, como quem não possui outra forma de ser senão a de obediência, de entrega total, totalmente desapegado e livre de todo tipo de amarras. Seu ser é todo para o Pai e de modo exclusivo. Por ser todo para o Pai, torna-se todo para a humanidade, para a salvação de todos. Em si não manifesta nenhum interesse pelas riquezas do mundo e seu poder, não suporta a ideia de ser rei politico, representante de nenhuma forma de governo humano. Não passa pela sua cabeça ser o cumpridor da promessa messiância no sentido de ser o Novo Davi, o restaurador da dinastia de Israel Segundo a compreensão das lideranças e do povo de Israel. Inclusive isso passava pela cabeça de todos os Seus apóstolos e discípulos. Pedro, por exemplo, sentido-se na autoridade de corrigir Jesus, pretende convencer Jesus do contrário, possibilitando a reprodução a terceira tentação de Jesus no deserto. As palavras proferidas por Pedro, naquela situação, são como que tropeço para vida de Jesus. Isso significa total desconhecimento dele tanto nessa questão quanto na afirmação de que Jesus é “o Cristo, o Filho do Deus vivo”. Em outras palavras, tanto Pedro quanto os demais necessitavam mudar completamente de mentalidade.

4. Segundo Mt, os ensinamentos de Jesus são dirigidos aos Seus discípulos. Mc, por sua vez, acrescenta também a multidão; e Lc, sem restringir ninguém, entende que o ensinamento de Jesus é para todos, é universal. Nesse ensinamento, Jesus deixa claro que Seus discípulos jamais deverão viver em vista de si mesmos, não ter medo de carregar a cruz e seguir o Servo sofredor, fazendo de suas vidas verdadeiros dons de entrega de si mesmos para o bem de todos. Além disso, não devem colocar suas vidas com algo absoluto, no sentido de não se “desgastarem” por amor ao Reino dos Céus. A vida de cada um é um dom, mas deve ser colocada à disposição da salvação, da vontade de Deus. O contrário não seria vida. Querer salvar a própria vida, segundo a mentalidade humana, é o mesmo que fazer uma estrada de morte, porque as escolhas são sempre contra a própria natureza. A verdadeira vida é aquela oferecida por Jesus: Sua própria vida, a vida ETERNA. Os discípulos não devem se apegar às coisas do mundo e suas riquezas, não devem lutar por interesses que não sejam salvíficos; devem ser desapegados, livres, solidários, disponíveis e amantes do bem e da verdade. Os que têm coragem de “perder” a vida do mundo, certamente ganharão a Vida de Deus.

Um forte e carinhoso abraço.


Pe. José Erinaldo
Escrito por Pe. José Erinaldo às 13h31
(0) Comente ] [ envie esta mensagem ] [  ]

04/08/2016

Quinta-feira, 04 de agosto de 2016

Mt 16,13-23

1. "E vós, quem dizeis que eu sou?". Jesus não quer saber de uma definição científica sobre Ele, não quer conceitos sobre sua pessoa. Ele já conhecia a forma de pensar dos que mataram os profetas antes DELE, também já sabia do que o ser humano é capaz de fazer com o poder nas mãos. Nesse texto, o que LHE interessa é a adesão dos Seus discípulos a Ele e à sua obra. O conhecimento por si só não diz nada, não eleva ninguém. Muitas vezes serve somente para enganar quem conhece na ilusão de um universo de orgulho e auto-suficiência. Não é esse tipo de conhecimento que serve na descoberta de Jesus. Aqui trata-se de uma experiência na intimidade de uma vida de encontro, de abertura à ação de Deus e de fé. Os apóstolos viviam com Jesus, escutavam-NO, aprendiam DELE, viam Seus milagres e experimentavam Sua ação misericordiosa. A vida de Jesus com eles era a mais perfeita escola de vida e fé. Então, confirmar o que dizem sobre ELE não significa nada, pois o que dizem não condiz com a realidade mesma do Mestre. O conhecimento da realidade de Jesus exige experiência pessoal e entrega de si mesmo, renúncia da mentalidade mundana e acolhida da lógica de Deus.

2. "Tu és o Messias, o Filho do Deus vivo". Pedro diz a verdade sobre o Mestre, mas desconhece a profundidade dessa afirmação. De fato, ela foi professada por inspiração de Deus. Pedro não imaginava Jesus como Messias segundo o pensamento de Deus, mas segundo a mentalidade dos judeus. Mesmo assim, Jesus respeita sua afirmação. Na afirmação de Pedro estão presentes dois pontos cruciais para a fé: o Messias (o Ungido) e, também, Filho de Deus. No final do texto, quando Jesus disse que iria sofrer muito e morrer por parte dos anciãos, dos sumos sacerdotes e dos mestres da Lei, mas que ressuscitaria no terceiro dia, Pedro, se manifesta e, mais uma vez, demonstra desconhecer o tipo de Messias que era Jesus. Nas duas colocações de Pedro, apresenta-se uma tremenda ignorância sobre a Pessoa e missão do Salvador. Por sua vez, Jesus não desiste da missão que deseja realizar através dele: "... tu és Pedro, e sobre esta pedra construirei a minha Igreja, e o poder do inferno nunca poderá vencê-la" ( Mt 16,18, Lc 22,31-32; Jo 21,15-17).

3. O poder das chaves foi dado a Pedro especialmente. Jesus confiou a Pedro uma autoridade específica: "Eu te darei as chaves do Reino dos Céus: o que ligares na terra será ligado nos Céus, e o que desligares na terra será desligado nos Céus" (Mt 16,19). O "poder das chaves" designa a autoridade para governar a casa de Deus, que é a Igreja. Jesus, "o Bom Pastor" (Jo 10,11), confirmou este encargo depois de sua Ressurreição: "Apascenta as minhas ovelhas" (Jo 21,15-17). O poder de "ligar e desligar" significa a autoridade para absolver os pecados, pronunciar juízos doutrinais e tomar decisões disciplinares na Igreja. Jesus confiou esta autoridade à Igreja pelo ministério dos apóstolos e particularmente de Pedro, o único ao qual confiou explicitamente as chaves do Reino (CIC, 553). Em Mt 18,18, o poder das chaves também é dado aos demais apóstolos.

4. O encontro com Jesus transforma o homem para Ele e para uma importante missão salvífica, que certamente passará pela cruz antes de atingir seu objetivo de plenitude. Pedro e os demais apóstolos, apesar de sua fraqueza, foram chamados, escolhidos, preparados e enviados com a mesma missão e o mesmo poder de Jesus. E nós, o que podemos responder a Jesus? O podemos ser nesse mesmo ministério de evangelização? Como podemos definir Jesus no nosso hoje?

Um forte e carinhoso abraço.

Pe. José Erinaldo
Escrito por Pe. José Erinaldo às 07h15
(0) Comente ] [ envie esta mensagem ] [  ]

02/08/2016

Terça-feira, 02 de agosto de 2016

Mt 15,1-2.10-14

1. "Por que teus discípulos desobedecem à tradição dos antigos? Eles não lavam as mãos quando vão comer!". Os líderes judaicos confundiram necessidade humana de limpeza física com questões religiosas. Isso demonstra a força da religião judaica no governo do povo. O grande problema disso é que se fixaram muitíssimo em questões externas ao ponto de cegarem para a essência do homem, a necessidade interior de uma verdadeira transformação, uma mais profunda descoberta da liberdade querida por Deus. "As tradições" humanas são coisas, muitas vezes importantes, mas não essenciais para a salvação. Apegar-se a elas significa não entender a diferença entre o essencial e o acidental, aquilo que pode mudar a qualquer momento. Por "tradições" aqui não se entende a "Tradição" da Igreja. Não confundir uma coisa com a outra. A TRADIÇÃO da Igreja diz respeito à vida de fé, aos ensinamentos e testemunhos apostólicos. Nela se encontra a mensagem salvífica de Jesus Cristo de modo ORAL e ESCRITO, isto é, a Sagrada Escritura. Não confundir com um conjunto de preceitos puramente humanos de saúde pública.

2. Jesus desfaz essa mentalidade judaica sem no entanto ser a favor da imundície. "Escutai e compreendei. O que torna alguém impuro não é o que entra pela boca, mas o que sai da boca, isso é o que torna impuro". Na verdade, Jesus elimina toda e qualquer visão religiosa com relação aos alimentos, colocando-os na condição de leis físico-biológicas, que dizem respeito unicamente ao campo da saúde pública. A religião deve cuidar da salvação e não das regras e boas maneiras, muitas vezes, hipócritas, voltadas quase que somente para mostrar uma boa aparência. O alimento não contamina o homem quanto à sua salvação. Algum alimento pode trazer prejuízo físico, o máximo que pode fazer. O dano maior na vida humana é aquilo que sai de dentro do homem, fruto de um INTERIOR doente pelo pecado, repleto de dependências, isto é, de vícios. Aquilo que se encontra escondido da visibilidade dos banquetes e das regras de boas maneiras, mas que, sempre, é revelado por falta de controle com o tempo, trazendo prejuízos incalculáveis. Aquilo que sai do interior de pessoas não convertidas, mundanas, totalmente voltadas para si mesmas, provocam uma grande desgraça social. Nisso, os fariseus, hipócritas, são mestres.

3. Nesse sentido são cegos! "São cegos guiando cegos. Ora, se um cego guia outro cego, os dois caem no buraco". Quem vive pelas aparências, pelas honras, pelo gosto de si mesmo, em busca de sua própria realização, tem uma vida completamente contaminada e se torna um desorientado tentando conduzir outros desorientados, formados na mesma escola de superficialidade e de falta de sentido. Esse tipo de gente desconhece a verdadeira Lei de Deus, deturpa os verdadeiros ensinamentos, estimula o que existe de mais cego no homem, a fim de obter as honras de uma sociedade forjada pela hipocrisia e a desinformação. Assim, toda a sociedade cai no buraco.

4. Essa sociedade necessita de cristão, de verdadeiros discípulos, de homens e mulheres apaixonados pela Verdade, pelo Amor e pela Vida; homens e mulheres de fé e de esperança; pessoas completamente envolvidas com a realização físico-espiritual do ser humano; discípulos totalmente voltados para Deus e, por causa DELE, para o bem de toda a humanidade.

Um forte e carinhoso abraço.

Pe. José Erinaldo
Escrito por Pe. José Erinaldo às 08h53
(0) Comente ] [ envie esta mensagem ] [  ]

01/08/2016

Segunda-feira, 01 de agosto de 2016

Mt 14,13-21; Mc 6,34-44

1. O relato da multiplicação dos pães está presente nos quatro evangelistas. De acordo com o texto de Mt, a multiplicação vem logo após o texto da narração da morte de João Batista. Em Mt, quando Jesus toma conhecimento da morte do profeta precursor, vai ao deserto. Esse é um momento especial de reflexão sobre a missão salvífica diante da hostilidade do mundo, representada na figura de Herodes. Jesus precisa ficar sozinho com o Pai. Todo o Seu ser se volta para a Vontade do Pai e para a missão salvífica. Ele sabe do desafio que terá pela frente, conhece bem o coração dos homens, entende suas fraquezas, mas também suas iniquidades. Em busca de si mesmos, eles são capazes de negar a própria salvação.

2. Um multidão segue Jesus, que ao descer da barca, vê a todos, enche-se de compaixão e cura os doentes dentre eles. Importante frisar aqui o uso dos verbos: ver, compadecer-se e curar. Jesus vê uma multidão sem horizonte, sem futuro, escrava de três grandes poderes: político, econômico e religioso da época. O olhar de Jesus sobre a eles não é superficial. Ele os alcança com sua visão penetrante. Cada um se sente envolvido e amado no âmbito da visão do Mestre de Nazaré. Seu olhar o faz ir ao mais íntimo do outro, penetrar na sua história e sentir seus sofrimentos. Jesus se faz tão próximo que chega ao ponto de sofrer com o outro. Daí sua atitude de compaixão, suportando sobre si as misérias dos sofredores. Ele quer dar àquele povo o maior dom, a maior riqueza, que vem do encontro que estão tendo com o Salvador. Por último, o gesto libertador de Jesus, revelado pela sua atitude de curar os doentes, libertando-os fisicamente como sinal de transformação da pessoa toda.

2. "Jesus viu uma numerosa multidão e teve compaixão, porque eram como ovelhas sem pastor". Aquela multidão ali, diante de Jesus, representa não somente todo o Israel, mas também toda a humanidade. Por toda parte, a humanidade vive sem verdadeiros pastores tanto em âmbito político quanto religioso. Dos dois lados, no tempo de Jesus, a exploração dos mais fracos era gritante. A parte política, segundo sua milenar forma de criar dependentes, massacrando o povo com pesados impostos; e a parte religiosa, invés de cuidar e curar as ovelhas, arrancavam sua lã em benefícios de exploradores religiosos no Templo, homens que colocavam fardos pesados nos ombros do povo e não eram capazes de tocar-lhes com um só dedo, diz Jesus. Homens capazes de pregarem os ensinamentos da Torah, mas incapazes de ajudar o ser humano necessitado. De fato, a multidão não tinha pastor. É Jesus o Pastor BELO, isto é, BOM, VERDADEIRO, único, que se compadece daquele povo, que veio ao seu encontro, assumindo suas dores, dando sua vida e resgatando-as do mal.

3. "Começou, pois, a ensinar-lhes muitas coisas". A multidão, antes de tudo, tinha fome da verdade, do conhecimento de Deus, da Palavra da salvação. Jesus Cristo ensina não somente por saber do assunto, mas muito mais pelo amor, pela convicção, pela paixão total ao que diz, pelo fato de ser Ele mesmo a Palavra que salva e que conduz cada um à verdade de si mesmo, de Deus e do mundo. Jesus mostra-lhes o Reino, a importância de segui-lo, condição única de salvação, e a necessidade de se viver em comunhão, cuidando uns dos outros para o bem de todos. Em Si mesmo, Jesus Cristo é a doutrina do Pai, a qual, somente no Espírito Santo, é possível de ser entendida e vivida. Essa doutrina continua até hoje e o será para sempre ensinada na Igreja, Corpo de Cristo. Daí a importância de se conhecer bem o que a Igreja de Cristo ensina. Os ensinamentos dogmáticos são luz para a continuidade do cristão na Luz que é Cristo. O dogma é a verdade da revelação, colocado de modo definitivo pela Igreja para todos os cristãos, a fim de que todos possam alcançar a salvação realizada por Jesus, que é a Verdade, a Luz que ilumina o mundo, especialmente quando se vive no deserto e no pôr do sol da humanidade. Ao entardecer, num lugar deserto, manifesta-se a revelação e o poder de Deus, sinal de que, mesmo nos tempos difíceis atuais, abandonar-se em Deus, em seus ensinamentos é o melhor caminho, única segurança, pois somente em Deus o homem encontra repouso de verdade e alimento para sua fome.

4. Jesus não despede o povo, não abandona a multidão faminta de Deus e de alimento. Pede aos discípulos para eles mesmo darem de comer a multidão, mesmo a razão humana dizendo que não é possível alimentar tanta gente com cinco pães e dois peixes. No caixa e Jesus e dos seus discípulos só havia duzentos denários; para o jantar, somente cinco pães e dois peixes. Era tudo que eles tinham para treze pessoas. A multidão era de cinco mil homens, isso sem falar das mulheres e crianças. Humanamente falando, impossível alimentar tanta gente com tão pouco! Aqui se revela o poder amoroso de Deus. Jesus tem o domínio da natureza, revela sua divindade, mostra a todos que ele é o Novo Moisés e mais do que os profetas; traz à memória de todos que Deus não precisa de muita coisar para realizar um feito grandioso; vence qualquer batalha com poucos soldados; com poucos pães, alimentará multidões, com sua ÚNICA Palavra salvará toda a criação. Este é um momento de crise na vida dos discípulos, que são convidados a crer profundamente, a esperar contra toda esperança, confiar para além de tudo o que pode dizer a razão humana e amar, tornando-se, cada um, um dom para todos. Neste momento, revela-se para eles o significado da vida eucarística, do viver em comunhão com Cristo para ser todo para os outros. O Pão do Céu, Cristo, mais o peixe da humanidade, juntos para alimentar o povo faminto, sofredor, necessitado da salvação. Em comunhão com Cristo, os discípulos desempenharão o pastoreio de Jesus por toda a história, daí necessitarem de uma fé pura, esperança apaixonada, confiança absoluta e amor total a Deus e aos homens.

5. Jesus é o Novo Moisés (Nm 27,17), é o Messias davídico, é Deus e o verdadeiro Pastor (Ez 34,16-23). Ele cuida das ovelhas, cura suas feridas, conhece cada uma pela nome, entende seus sofrimentos, concede-lhes verdes pastagens, ensina-as a verdade, não teme o inimigo, mas é capaz de dar sua própria vida em troca da vida de todas elas. Quatro verbos se tornam como que um modelo de vida do Bom Pastor para toda Igreja: Ver, Compadecer-se, Ensinar e Alimentar. Ele vê a multidão, compadece-se dela, ensina-lhe a verdade e alimenta-a. Esse modelo deve ser seguido e vivido por todos os batizados, todos os que nos tornamos filhos de Deus, discípulos do Bom Pastor.

Um forte e carinhoso abraço.

Pe. José Erinaldo

Nenhum comentário:

Postar um comentário