terça-feira, 13 de novembro de 2012

Uma Mensagem Sobre Racismo! Racismo

Uma Mensagem Sobre Racismo!

Racismo Meus nobres amigos, recebi esta mensagem da minha estimada colega de profissão Kelly Cordeiro, Presidenta do Conselho Deliberativo da AGONAB – Associação Geral da Ordem dos Naturologistas do Brasil.
Ela me comunicou sobre algo que recebeu de alguém que assina a comunicação e que aqui reproduzo na íntegra.
Enviado de E-Mail: gil1.araujo@yahoo.com
Encaminhado por E-Mail: kellynaturologia@hotmail.com
Simplesmente Fantástico , Parabéns TAM !
Aconteceu na Tam, pessoal, é verídico !
Uma mulher branca, de aproximadamente 50 anos, chegou ao seu lugar
na classe econômica e viu que estava ao lado de um passageiro negro.
Visivelmente perturbada, chamou a comissária de bordo.
‘Qual o problema, senhora?’, pergunta a comissária..
‘Não está vendo?’ – respondeu a senhora – ‘vocês me colocaram ao lado de um negro. Não posso ficar aqui.  Você precisa me dar outra cadeira’
‘Por favor, acalme-se’ – disse a aeromoça – ‘infelizmente, todos os lugares estão ocupados. Porém, vou ver se ainda temos algum disponível’.
A comissária se afasta e volta alguns minutos depois.
‘Senhora, como eu disse, não há nenhum outro lugar livre na classe
econômica. Falei com o comandante e ele confirmou que não temos mais nenhum lugar  na classe econômica. Temos apenas um lugar na primeira classe’. E antes que a mulher fizesse algum comentário, a comissária continua:
‘Veja, é incomum que a nossa companhia permita à um passageiro da classe econômica sentar-se na primeira classe. Porém, tendo em vista as circunstâncias, o comandante pensa que seria escandaloso obrigar um  passageiro a viajar ao lado de uma pessoa desagradável’.
E, dirigindo-se ao senhor negro, a comissária prosseguiu:
‘Portanto senhor, caso queira, por favor, pegue a sua bagagem de mão,  pois reservamos para o senhor um lugar na primeira classe…’
E todos os passageiros próximos, que, estupefatos assistiam à cena, começaram a aplaudir, alguns de pé.
Se você é contra o racismo, envie esta mensagens aos seus amigos, mas não a delete sem ter mandado pelo menos a uma pessoa.
Prof. Jean Macedo: “Eu sou negro e já vivi e tenho vivido diversas situações em que as pessoas me discriminaram pela razão da cor da minha pele, sobretudo, enquanto eu não podia ajudá-las em razão de minha profissão, porém, quando atendi pessoas racistas que sofriam de moléstias drásticas e elas se viram restauradas em sua saúde, esta visão míope e doentia da relação humana se dissipou como uma névoa. Afirmo que a melhor maneira de enfrentar os racistas é oferecendo à eles uma atitude pró-ativa de valor humano e de grandeza de alma, que só pode ser encontrada no serviço justificável.”
“Também quero salientar que os negros (comunidade da qual faço parte desde que nasci) tem também um comportamento racista e que muitas vezes induz outras pessoas a agirem sob o mesmo prisma. Não estou aqui ingressando na discussão óbvia e amplamente debatida em toda mídia, de que os negros foram explorados diabolicamente por séculos durante a escravidão neste nosso Brasil. Não vou ingressar na pauta óbvia de que há uma dívida social com negros, idosos, mulheres, deficientes físicos e que a igualdade, fraternidade e liberdade entre as pessoas depende de valores maiores que a nossa própria vida transitória – apenas relembro que muitas vezes (e digo como negro), nós mesmos, atraímos aquilo que não queremos por potencializar negativamente tal problema.”
Obrigado à Kelly pela mensagem oportuna e obrigado a quem enviou para ela esta mensagem!
Paz e bem!


Nenhum comentário:

Postar um comentário