domingo, 2 de setembro de 2018

ENSINO RELIGIOSO

3º BIMESTRE ( AGOSTO E SETEMBRO/2018 )CONTEÚDOS
AVALIAÇÃOPRIMEIRO NÚCLEO TEMÁTICO:“Os grandes porquês da vida abrem à descoberta de Deus, que para os cristãos é Deus revelado em Jesus Cristo”.A vida e suas perguntas: De onde vem o universo? Quem somos nós? Aonde vamos?A Criação é dom de Deus.O homem e a mulher como imagem e semelhança de Deus.O homem e a mulher, como criaturas de Deus, são livres para tomar decisões.Ecologia Humana: respeito às criaturas de Deus.A resposta do homem e da mulher ao Projeto de Deus.Despertar os grandes questionamentos sobre a existência humana e a origem do universo.Buscar respostas para os questionamentos existenciais na Bíblia, considerando as contribuições das ciências.Refletir sobre o projeto de Deus para as pessoas humanas e a sua resposta como Vocação.Descobrir que Deus é Pai e tem um amor sem limites para com os seus filhos e filhas.Questionar-se sobre sua existência e a origem do universo.Ter iniciativa e criatividade na busca de respostas aos grandes questionamentos da vida, na Bíblia Sagrada.Reconhecer sua origem divina e que é chamado a colaborar com a obra de Deus.Elaboração de um projeto com temas e subtemas.TextosDinâmicasOficinasMúsicasPequenas dramatizaçõesCelebrações:Dia dos PaisAgosto (Mês das Vocações)Setembro= Mês da BíbliaSugestões metodológicas: O Ensino Religioso deve partir das questões básicas da vida pessoal junto à experiência da Transcendência (o eu, a família, os amigos, o grupo etc) e do cotidiano como um Projeto de Vida: um caminho para a realização do ser.Esta disciplina tem como critérios:a correlação das respostas às questões existenciais, como resultado significativo para o aluno.o diálogo interdisciplinar, interreligioso e intercultural.a elaboração de uma síntese conceitual.Tendo por base a Portaria E/SUBE/CED nº 9, de 07/08/2012, a avaliação deve partir de critérios que englobem:conhecimento - correspondência entre conteúdo e conduta, assimilação, expressão de atitudes;participação - o saber fazer: observação do interesse do aluno, responsabilidade e iniciativa;atitude de vida - o saber ser: espírito acolhedor, comunitário e vivência fraterna.

Nenhum comentário:

Postar um comentário