A GRANDE SAVANA AFRICANA
A savana Africana é o principal ecossistema da região. Aparece na maior parte do território, nas áreas de clima tropical. Envolve a floresta equatorial, que predomina na parte central e oeste do continente. A savana vai desde os entornos do Deserto do Saara, até os entornos do Deserto de Kalahari, ao norte da África do Sul.A savana é formada por vegetação herbácea com arbustos e árvores intercaladas. É aí que vivem a maioria dos grandes animais da África. A abundância de alimento atrai manadas de herbívoros, como antílopes, zebras, girafas, elefantes, rinocerontes, dentre outros. Os herbívoros são a base alimentar dos predadores, como leões, guepardos, leopardos, hienas, crocodilos, etc. A savana é uma farra da vida.
No meio do safari fotográfico da Reserva Masai Mara, na grande savana, avistamos o nosso primeiro elefante. Foi o segundo dos “big five” que encontramos, pois tínhamos visto búfalos mais cedo.
Para uma primeira tarde de safari demos sorte. Ainda vimos girafas e outros animais, como raposa de vários tipos.
Os avestruzes complementaram o safari do fim da tarde. O avestruz é a maior ave existente no mundo. Alguns machos podem chegar a 150kg e 2,7m de altura. Os machos têm plumagem preta e as fêmeas cinzas.
Os avestruzes não voam, mas correndo podem chegar a 80km/h.
No final da primeira tarde de safari, avistamos o nosso primeiro leão. Na realidade eram dois jovens machos, estavam deitados na relva e camuflados. Chegamos muito perto e o encontro fechou a tarde com “chave de ouro”.
Normalmente os machos quando atingem a adolescência, são expulsos da manada e vivem solteiros até encontrar um novo grupo onde possam lutar pela liderança. Caso perca a luta, continuam peregrinando sozinhos, pois em cada grupo só existe um macho adulto.
Terminamos esse primeiro dia de safari com a sensação de sucesso absoluto. Foram muitas as emoções.
Nenhum comentário:
Postar um comentário