ESTE BLOG É SEM FINS LUCRATIVOS PARA MOSTRAR AS AÇÕES E BUSCAR UMA RELAÇÃO MELHOR COM O PÚBLICO.
segunda-feira, 18 de fevereiro de 2019
ROTINA MATEMÁTICA
D4 – Completar sequência
numérica ou inserir número natural
em uma sequência numérica
ordenada.
OBJETOS DE CONHECIMENTO
Sequência numérica recursiva formada
pormúltiplos de um númeronatural
HABILIDADES/BASE
EF04MA11) Identificar regularidades em
sequências numéricas compostas por
múltiplos de um número natural.
OBJETOS DE CONHECIMENTO
Sistema de numeração decimal: leitura,
escrita, comparação e ordenação de
números naturais de até cinco ordens
HABILIDADES/BASE
(EF04MA01) Ler, escrever e ordenar
números naturais até a ordem d
OBJETOS DE CONHECIMENTO
Sistema de numeração decimal: leitura,
escrita, comparação e ordenação de
números naturais de até cinco ordens
HABILIDADES/BASE
(EF04MA01) Ler, escrever e ordenar
números naturais até a ordem de
dezenas de milhar..
D 6 - Reconhecer e utilizar
características do sistema de
numeração decimal.
. Identificar números pares e ímpares, observando a escrita numérica
desses números.
Reconhecer número em contexto diário.
Escrever números de até cinco algarismo
Identificar as cinco primeiras ordens do sistema de numeração
decimal,nomeando-as.
Identificar a posição das cinco primeiras ordens de numeração decimal
em número de até quatro algarismo.
Identificar as duas primeiras classes dosistema denumeração decimal,
nomeando-as.
Indicaras ordens quecompõe as duas primeiras classes.
Representarnúmeros deaté cinco algarismosutilizando diferentes
materiais.
Determinar valor absoluto e o valor relativo dos algarismos em números de
até cinco ordem.
D7 – Decompor números naturais
OBJETOS DE CONHECIMENTO
Composição e decomposição de um
número natural de até cinco ordens, p
D8 – Calcular o resultado de
adição ou subtração envolvendo
números naturais.
OBJETOS DE CONHECIMENTO
Propriedades das operações para o
desenvolvimento de diferentes
estratégias de cálculo com números
naturais
HABILIDADES/BASE
(EF04MA04) Utilizar as relações entre
adição e subtração, bem como entre
multiplicação e divisão, para ampliar
as estratégias de cálculo.
(EF04MA05) Utilizar as propriedades das
operações para desenvolver estratégias
de cálculo.
. Determinar os resultados dos fatos da adição e da subtração de
forma automatizada.
. Resolver adição com dois números de cinco algarismo sem reserva.
. Resolver adição com dois números de cinco algarismo com uma
reserva.
. Fazer estimativa do resultado da adição.
. Dispor os números no algarismo utilizando sinais.
. Estabelecer relações entre os termos da adição.
. Resolver subtração com números de até quatro algarismos sem
reagrupamento.
. Fazer estimativa do resultado da subtração.
. Estabelecer relações entre os termos da subtração.
. Usar a adição como prova de verificação da subtração e vice-versa.
. Realizar cálculo utilizando estratégias como o uso de desenhos,
símbolos, contagem, estimativa, decomposição e arredondamento de
números ( adição e subtração ).
D9 – Calcular o resultado de
multiplicação ou divisão
envolvendo números naturais.
OBJETOS DE CONHECIMENTO
Propriedades das operações para o
desenvolvimentodediferentes
estratégiasde cálculo com números
naturais
Propriedades da igualdade
HABILIDADES/BASE
(EF04MA04) Utilizar as relações entre
adição e subtração, bem como entre
multiplicação e divisão, para ampliar
as estratégias de cálculo.
(EF04MA05) Utilizar as propriedades
das operações para desenvolver
estratégias de cálculo.
EF04MA15) Determinar o número
desconhecido que torna verdadeira uma
igualdade que envolve as operações
fundamentais com números naturais.
Associar a multiplicação aos seus significados.
. Associar a divisão aos seus significados.
. Identificar os fatos fundamentais da multiplicação e da divisão.
. Realizar cálculo utilizando estratégias como o uso de desenho,
símbolos, contagem, estimativa, decomposição, e arredondamento de
números ( multiplicação e divisão ).
D10 – Resolver problemas que
envolva a operação de adição ou
subtração com números naturais.
OBJETOS DE CONHECIMENTO
Problemas envolvendo diferentes
significados da multiplicaçãoeda
divisão:adiçãode parcelas iguais,
configuração retangular,
proporcionalidade, repartição
equitativa e medida
Problemas de contagem
HABILIDADES/BASE
(EF04MA03) Resolver e elaborar
problemas com números naturais
envolvendo adição e subtração, utilizando
estratégias diversas, como cálculo, cálculo
mental e algoritmos, além de fazer
estimativas do resultado.
Resolver problemas envolvendo diferentes significados da
adição e dasubtração.
Resolver problema envolvendo adição que é procurado o
valor da soma ou de uma parcela.
Resolver problema envolvendo subtração em que é
procuradoovalordoresto,dominuendooudosubtraendo
D11 – Resolver problemas que
envolva a operação de
multiplicação ou divisão de um
número natural
OBJETOS DE CONHECIMENTO
Problemas envolvendo diferentes
significados da multiplicaçãoeda
divisão:adiçãode parcelas iguais,
configuração retangular,
proporcionalidade, repartição
equitativa e medida
Problemas de contagem
HABILIDADES/BASE
(EF04MA03) Resolver e elaborar
problemas com números naturais
envolvendo adição e subtração, utilizando
estratégias diversas, como cálculo, cálculo
mental e algoritmos, além de fazer
estimativas do resultado.
(EF04MA12) Reconhecer, por meio de
investigações, que há grupos de números
naturais para os quais as divisões por um
determinado número resultam em restos
iguais, identificando regularidades.
(EF04MA13) Reconhecer, por meio de
investigações, utilizando a calculadora
quando necessário, as relações inversas
entre as operações de adição e de
subtração e de multiplicação e de divisão,
para aplicá-las na resolução de problemas.
Resolver problemas envolvendo diferentes significados da
multiplicação e dadivisão.
Descreveroprocesso de resolução dos problemas resolvidos.
D12- Resolver problemas que
envolva mais de uma operação
com número natural.
. .Resolver problemas envolvendo duas operações ou mais operações.
D14 – Reconhecer diferentes
representações de um número
racional
OBJETOS DE CONHECIMENTO
Números racionais: frações unitárias
mais usuais (1/2, 1/3, 1/4, 1/5, 1/10 e
1/100
HABILIDADES/BASE
((EF04MA09) Reconhecer as frações
unitárias mais usuais (1/2, 1/3, 1/4, 1/5, 1/10 e
1/100) como unidades de medida menores
do que uma unidade, utilizando a reta
numérica como recurso.
Obter partes fracionárias pela divisão do todo (inteiro)
Em:
- duas, quatro e oito partes iguais;
- três, seis, nove partes iguais;
- cinco e dez partes iguais;
. Indicar partes fracionarias relativas a:
- meio, quarto e oitavo;
- quinto e décimo;
- terço, sexto e nono;
. Indicar partes fracionárias obtidas pela divisão do todo
(inteiro) em cem partes iguais, representada em malha quadriculada.
. Compor o itinerário com as partes fracionárias obtidas.
. Representar fração graficamente.
. Identificar fração representada graficamente.
. Identificar fração centesimal representada graficamente.
. Escrever fração com números.
. Ler fração registrada com número.
Associar fração representada graficamente à sua escrita
Numérica.
. Reconhecer fração no contexto diário.
. Identificar os termos da fração nomeando-os.
. Indicar a função de cada termo da fração.
. Comparar números relacionando-os.
. Estabelecer equivalência entre frações.
. Identificar frações equivalentes.
. Identificar representação de frações com denominadores
10, 100 e 100
.
GEOMETRIA
D17- Identificar a
localização/movimento de objetos
em mapas, croquis e outras
representações gráficas.
OBJETOS DE CONHECIMENTO
Localização e movimentação: pontos
de referência, direção e sentido
Paralelismo e perpendicularismo
HABILIDADES/BASE.
EF04MA16) Descrever deslocamentos e
localização de pessoas e de objetos no
espaço, por meio de malhas quadriculadas
e representações como desenhos, mapas,
planta baixa e croquis, empregando termos
Identificar posição de pessoa e/ou objeto presentes em
representações utilizando dois ou mais pontos de referências distintos do
seu próprio corpo.
Traçaritineráriovivenciados nas situações docotidiano.
Descrever itinerário percorrido focalizando a orientação espaciais
utilizadas.
Interpretar movimentação e /ou deslocamento em diversas
representações, utilizando as orientações espaciais apropriadas e suas
tecnologias.
como direita e esquerda, mudanças de
direção e sentido, intersecção, transversais,
paralelas e perpendiculares.
OBJETOS DE CONHECIMENTO
Figuras geométricas espaciais (prismas e
pirâmides): reconhecimento,
representações, planificações e
características
HABILIDADES/BASE.
EF04MA18) Reconhecer ângulos retos e
não retos em figuras poligonais com o uso
de dobraduras, esquadros ou softwares de
geometria.
EF04MA17) Associar prismas e pirâmides a
suas planificações e analisar, nomear e
comparar seus atributos, estabelecendo
relações entre as representações planas e
espaciais.
D18 – Identificar e classificar
figuras geométricas
tridimensionais
representadas por desenhos,
destacando algumas de suas
características(números de faces,
arestas e vértices)
.Identificar as figuras tridimensionais, denominando-as.(Cubo, cilindro,
cone, esfera, paralelepípedo, pirâmide).
.Identificar formas tridimensionais nos elementos da natureza e nos
objetos construídos pelo homem.
.Identificar formas tridimensionais em representações como fotos,
pinturas e gravuras.
.Reproduzir figuras tridimensionais usando papel e canudinho.
D19 - Identificar e classificar
figuras geométricas planas
destacando algumas de suas
características(números de lados e
tipos de ângulos
OBJETOS DE CONHECIMENTO
Figuras geométricas espaciais (prismas e
pirâmides): reconhecimento,
representações, planificações e
características
HABILIDADES/BASE.
EF04MA18) Reconhecer ângulos retos e
não retos em figuras poligonais com o uso
de dobraduras, esquadros ou softwares de
geometria.
EF04MA17) Associar prismas e pirâmides a
suas planificações e analisar, nomear e
comparar seus atributos, estabelecendo
relações entre as representações planas e
espaciais.
Identificar as figuras planas, nomeando-as (Círculo, triângulo,
quadrado, retângulo, paralelogramo, losango, trapézio ).
.Identificar figuras planas em representações como desenhos, fotos,
pinturas e gravuras.
.Identificar figuras planas nas faces e bases das figuras
tridimensionais.
.Representar figuras bidimensionais utilizando régua e esquadro.
.Descrever figuras bidimensionais tendo como referência suas
propriedades (número de lados, medida dos lados, posição dos lados,
número dos ângulos e medida dos ângulos).
.Relacionar figuras planas, apontando semelhanças e diferenças
Identificar as figuras tridimensionais, denominando-as.
Identificar formas tridimensionais nos elementos da natureza
ou objetos construídos pelo homem.
.. Planificar formas tridimensionais para associar à figura
tridimensional que lhe deu origem.
. Distinguir poliedros(sólidos composto de faces, vértices,
arestas) dos corpos redondos, cone, cilindro e esfera), através da
visualização de objetos que os representem identificando suas
palnificações.
D20 - Identificar planificações de
poliedros ou corpos redondos
OBJETOS DE CONHECIMENTO
Figuras geométricas espaciais (prismas e
pirâmides): reconhecimento,
representações, planificações e
características
HABILIDADES/BASE.
EF04MA17) Associar prismas e pirâmides a
suas planificações e analisar, nomear e
comparar seus atributos, estabelecendo
relações entre as representações planas e
espaciais
Identificar as figuras tridimensionais, denominando-as.
.Identificar formas tridimensionais nos elementos da natureza ou
objetos construídos pelo homem.
.Planificar formas tridimensionais para associar à figura tridimensional
que lhe deu origem.
.Distinguir poliedros(sólidos composto de faces, vértices, arestas) dos
corpos redondos, cone, cilindro e esfera), através da visualização de
objetos que os representem identificando suas palnificações.
GRANDEZAS E MEDIDAS
D22 – identificar as horas em relógios
digitais ou de ponteiros OBJETOS DE CONHECIMENTO
Medidas de tempo: leitura de horas em
relógios digitais e analógicos, duração de
eventos e relações entre unidades de
medida de tempo
Utilizar o relógio analógico para marcar o tempo.
Ler horas e minutos em relógio analógico e digital.
Ler horas da segunda metade do dia.
Lereescreveshorasutilizandoos símbolosespecíficos.
Estabelecer relação entre horário de início e de término e/ou intervalo de
duração de um evento ou acontecimento.
HABILIDADES/BASE
EF04MA22) Ler e registrar medidas e
intervalos de tempo em horas, minutos e
segundos em situações relacionadas ao
seu cotidiano, como informar os horários
de início e término de realização de uma
tarefa e sua duração.
OBJETOS DE CONHECIMENTO
Medidas de tempo: leitura de horas em
relógios digitais e analógicos, duração de
eventos e relações entre unidades de
medida de tempo
HABILIDADES/BASE
EF04MA22) Ler e registrar medidas e
intervalos de tempo em horas, minutos e
segundos em situações relacionadas ao
seu cotidiano, como informar os horários
de início e término de realização de uma
tarefa e sua duração.
D23 – Estabelecer relações entre
unidade de medida de tempo,
problemas
Resolver problemas envolvendo unidade de medida de tempo.
Reconhecer a sequência dos meses, nomeando-as corretamente.
Ler calendário relacionando dia do mês com o dia da semana.
Identificar unidades de medida de tempo ( hora, dia, semana, mês e
ano ).
D25 – Resolver problema
utilizando unidade de medidas
padronizadas como: km/ m/ cm/
mm/ kg/ g/ mg/ l/ml
OBJETOS DE CONHECIMENTO
Medidas de comprimento, massa e
capacidade: estimativas, utilização de
instrumentos de medida e de unidades de
medida convencionais mais usuais
HABILIDADES/BASE
EF04MA20) Medir e estimar comprimentos
(incluindo perímetros), massas e
capacidades, utilizando unidades de
medida padronizadas mais usuais,
valorizando e respeitando a cultura local.
EF03MA24) Resolver e elaborar problemas
que envolvam a comparação e a
equivalência de valores monetários do
sistema brasileiro em situações de compra,
venda e troca.
Identificar os múltiplos e submúltiplos do metro.
Estabelecer equivalência entre as unidades de medida: km/m,
m/DM, m/cm, m/mm, dm/cm, cm/mm.
Diferenciar o significado dos termos: conteúdo, peso drenado,
peso líquido, peso bruto, tara.
Estabelecer equivalência entre kg/g e t/kg.
Identificar metro quadrado, o decímetro quadrado e o
centímetro quadrado como unidades padronizadas de medida
de superfície.
Realizar medição com metro quadrado e centímetro quadrado.
Reconhecer superfície como objeto a ser medido e área como
grandeza e medida de superfície.
Usar símbolos das unidades de medida de superfície.
Resolver problemas envolvendo unidade de medida de
capacidade comtransformação.
.
D28 - Identificar e/ou
relacionar as cédulas
e moedas do Sistema
Monetário Brasileiro.
OBJETOS DE CONHECIMENTO
Problemas utilizando o sistema monetário
brasileiro
HABILIDADES/BASE
EF04MA25) Resolver e elaborar problemas
que envolvam situações de compra e
venda e formas de pagamento, utilizando
termos como troco e desconto, enfatizando
o consumo ético, consciente e responsável.
Ler e escrever quantia com escritas decimal e utilizando a simbologia
R$.
. Compor e decompor valores, manipulando ou não cédulas e / ou
moedas.
. Realizar trocas entre cédulas e / ou moedas, manipulando-as ou
não.
. Estabelecer, mediante diferentes preços de um mesmo objeto, o
que é caro e barato.
PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA
D 30_ Ler e localizar informações
apresentadas em tabelas.
OBJETOS DE CONHECIMENTO
Leitura, interpretação e representação de
dados em tabelas de dupla entrada,
gráficos de colunas simples e agrupadas,
gráficos de barras e colunas e gráficos
pictóricos
HABILIDADES/BASE
EF04MA27) Analisar dados apresentados
em tabelas simples ou de dupla entrada e
em gráficos de colunas ou pictóricos, com
base em informações das diferentes áreas
do conhecimento, e produzir texto com a
síntese de sua análise.
Preencher tabela simples e de dupla entrada com dados relativos a
atividades de sala de aula.
Ler e localizar informações e dados em tabela simples e de dupla
entrada
D 31 _Ler e localizar informações
em gráficos de colunas e de
barras.
OBJETOS DE CONHECIMENTO
Diferenciação entre variáveis
categóricas e variáveis numéricas
Coleta, classificação e representação
de dados de pesquisa realizada
HABILIDADES/BASE
EF04MA28) Realizar pesquisa envolvendo
variáveis categóricas e numéricas e
organizar dados coletados por meio de
tabelas e gráficos de colunas simples ou
agrupadas, com e sem uso de tecnologias
digitais..
Construir gráfico de colunas e de barras em malha quadriculada com
dados coletados e obtidos em atividades de sala de aula.
Ler informações e dados em gráfico de colunas e de barras.
DISTRIBUIÇÃO DOS DESCRITORES E HABILIDADES PARA O 1º PERÍODO – 4º ANO
ROTINA Fev/Março 4º ANO 2019
1º PERÍODO: DISTRIBUIÇÃO DOS DESCRITORES/HABILIDADES POR SEMANA – MATEMÁTICA – 4º ANO/2019
FEVEREIRO
1ª SEMANA: 01 a
08/02
2ª SEMANA: 11 a 15/02 3ª SEMANA: 18 a 22/02 4ª SEMANA: 25 a 28 /02
NÚMEROS E
OPERAÇÕES.
- Descritores: 09
- Habilidades: 30
GRANDEZAS E
MEDIDAS.
- Descritor: 29
- Habilidade: 18
NÚMEROS E OPERAÇÕES.
- Descritores: 10
- Habilidades: 34 e 35
ESPAÇO E FORMA.
- Descritor: 17
- Habilidade: 4
NÚMEROS E OPERAÇÕES.
- Descritores: 7
- Habilidades: 18
GRANDEZAS E MEDIDAS.
- Descritor: 21
- Habilidades: 20 e 21
NÚMEROS E OPERAÇÕES.
- Descritor: 8.
- Habilidades: 19 a 25
ESPAÇO E FORMA.
- Descritor: 18
- Habilidade: 5 a 7
TRATAMENTO DA
INFORMAÇÃO
- Descritor: 31
- Habilidade: 3 a 4
MARÇO
1ª SEMANA: 07 a
15/03
2ª SEMANA: 18 a 22/03 3ª SEMANA: 25 a 29/03 4ª SEMANA: 21 a 25
/05
5ª SEMANA: 28 a
31/05
NÚMEROS E
OPERAÇÕES.
- Descritores: 10
- Habilidades: 34 e 35
GRANDEZAS E
MEDIDAS.
- Descritor: 22
- Habilidade: 1
NÚMEROS E OPERAÇÕES.
- Descritores: 11
- Habilidades: 37
ESPAÇO E FORMA.
- Descritor: 18
- Habilidade: 5 e 6
NÚMEROS E OPERAÇÕES.
- Descritores: 9
- Habilidades: 30
GRANDEZAS E MEDIDAS.
- Descritor: 23
- Habilidades: 2
DESCRITORES / HABILIDADES DE MATEMÁTICA
Fev/Março
4º ANO
D 6 _ Reconhecer e utilizar
características do sistema de
numeração decimal.
14. Identificar números pares e ímpares, observando a escrita numérica
desses números.
15. Reconhecer número em contexto diário.
D7 – Decompor números
naturais.
16.Compor números naturais considerando suas ordens e a soma dos
valores relativos dos seus algarismos.
17.Decompor números naturais em suas diversas ordens e na soma
indicada dos valores relativos dos seus algarismos, utilizando o princípio
multiplicativo.
18.Reconhecer diferentes decomposições de um número.
NÚMEROS E OPERAÇÕES
D 8_ Calcular o resultado de
adição ou subtração
envolvendo números
naturais.
19. Determinar os resultados dos fatos da adição e da subtração de
forma automatizada.
20. Resolver adição com dois números de quatro algarismo sem reserva.
21. Resolver adição com dois números de quatro algarismo com uma
reserva.
22. Fazer estimativa do resultado da adição.
23. Dispor os números no algarismo utilizando sinais.
24. Estabelecer relações entre os termos da adição.
25. Resolver subtração com números de até quatro algarismos sem
reagrupamento.
26. Fazer estimativa do resultado da subtração.
27. Estabelecer relações entre os termos da subtração.
28. Usar a adição como prova de verificação da subtração e vice-versa.
29. Realizar cálculo utilizando estratégias como o uso de desenhos,
símbolos, contagem, estimativa, decomposição e arredondamento de
números ( adição e subtração ).
D 9_Calcular o resultado de
multiplicação e/ou divisão
envolvendo números
naturais.
30. Associar a multiplicação aos seus significados.
31. Associar a divisão aos seus significados.
32. Identificar os fatos fundamentais da multiplicação e da divisão.
33. Realizar cálculo utilizando estratégias como o uso de desenho,
símbolos, contagem, estimativa, decomposição, e arredondamento de
números ( multiplicação e divisão ).
D 10 _Resolve problemas
que envolva operação de
adição ou subtração com
números naturais.
34. Resolver problemas envolvendo diferentes significados da adição e
da subtração.
35. Resolver problemas envolvendo adição em que é procurado o valor
da soma ou de uma parcela.
36. Resolver problemas envolvendo adição em que é procurado o valor
do resto, do minuendo ou subtraendo.
D11 – Resolver problemas
que envolva a operação de
multiplicação ou divisão de
um número natural.
37.Resolver problemas envolvendo diferentes significados da
multiplicação e da divisão.
38.Descrever o processo de resolução dos problemas resolvidos.
D12 – Resolver problemas
que envolva mais de uma
operação com número
natural. 39.Resolver problemas envolvendo duas operações ou mais operações.
D14 – Reconhecer diferentes
representações de um
número racional
Obter partes fracionárias pela divisão do todo (inteiro)
Em:
- duas, quatro e oito partes iguais;
- três, seis, nove partes iguais;
- cinco e dez partes iguais;
40. Indicar partes fracionarias relativas a:
- meio, quarto e oitavo;
- quinto e décimo;
- terço, sexto e nono;
41. Indicar partes fracionárias obtidas pela divisão do todo
(inteiro) em cem partes iguais, representada em malha quadriculada.
42. Compor o itinerário com as partes fracionárias obtidas.
43. Representar fração graficamente.
44. Identificar fração representada graficamente.
45. Identificar fração centesimal representada graficamente.
46. Escrever fração com números.
47. Ler fração registrada com número.
48. Associar fração representada graficamente à sua escrita
Numérica.
49. Reconhecer fração no contexto diário.
50. Identificar os termos da fração nomeando-os.
51. Indicar a função de cada termo da fração.
52. Comparar números relacionando-os.
53. Estabelecer equivalência entre frações.
54. Identificar frações equivalentes.
55. Identificar representação de frações com denominadores
10, 100 e 100
GEOMETRIA ORIENTAÇÕES ESPACIAIS
D 17 _ Identificar a
localização /movimentação
de objetos em mapas,
croquis e outras
representações gráficas.
1. Orientar movimentação e / ou deslocamento de outra pessoa
fornecendo-lhe determinadas orientações espaciais.
2. Traçar itinerários vivenciados nas situações do cotidiano.
3. Descrever itinerários percorridos focalizando as orientações espaciais
apropriadas e suas tecnologias.
4. Interpretar movimentação e /ou deslocamento em diversas
representações, utilizando as orientações espaciais apropriadas e suas
terminologias.
D18 – Identificar e classificar
figuras geométricas
tridimensionais
representadas por desenhos,
destacando algumas de suas
características(números de
faces, arestas e vértices)
5.Identificar as figuras tridimensionais, denominando-as.(Cubo, cilindro,
cone, esfera, paralelepípedo, pirâmide).
6.Identificar formas tridimensionais nos elementos da natureza e nos
objetos construídos pelo homem.
7.Identificar formas tridimensionais em representações como fotos,
pinturas e gravuras.
8.Reproduzir figuras tridimensionais usando papel e canudinho.
D19 - Identificar e classificar
figuras geométricas planas
destacando algumas de suas
características(números de
lados e tipos de ângulos)
9.Identificar as figuras planas, nomeando-as (Círculo, triângulo,
quadrado, retângulo, paralelogramo, losango, trapézio ).
10.Identificar figuras planas em representações como desenhos, fotos,
pinturas e gravuras.
11.Identificar figuras planas nas faces e bases das figuras tridimensionais.
12.Representar figuras bidimensionais utilizando régua e esquadro.
13.Descrever figuras bidimensionais tendo como referência suas
propriedades (número de lados, medida dos lados, posição dos lados,
número dos ângulos e medida dos ângulos).
14.Relacionar figuras planas, apontando semelhanças e diferenças.
D20 - Identificar
planificações de poliedros ou
corpos redondos.
15.Identificar as figuras tridimensionais, denominando-as.
16.Identificar formas tridimensionais nos elementos da natureza ou
objetos construídos pelo homem.
17.Planificar formas tridimensionais para associar à figura tridimensional
que lhe deu origem.
18.Distinguir poliedros(sólidos composto de faces, vértices, arestas) dos
corpos redondos, cone, cilindro e esfera), através da visualização de
objetos que os representem identificando suas palnificações.
MEDIDA DE
TEMPO
D 22_ Identificar as horas em
relógios digitais e / ou de
ponteiros.
1. Ler horas e minutos em relógio analógico e digital.
D23 – Estabelecer relações
entre unidade de medida de
tempo, problemas.
2.Resolver problemas envolvendo unidade de medida de tempo.
D25 – Resolver problema
utilizando unidade de
medidas padronizadas como:
km/ m/ cm/ mm/ kg/ g/ mg/
l/ml
3.Identificar os múltiplos e submúltiplos do metro.
4.Ler e escrever medidas utilizando os símbolos específico e a forma
decimal.
5.Estabelecer equivalência entre as unidades de medida: km/m, m/DM,
m/cm, m/mm, dm/cm, cm/mm.
6.Diferenciar o significado dos termos: conteúdo, peso drenado, peso
líquido, peso bruto, tara.
7.Estabelecer equivalência entre kg/g e t/kg.
8.Identificar metro quadrado, o decímetro quadrado e o centímetro
quadrado como unidades padronizadas de medida de superfície.
9.Realizar medição com metro quadrado e centímetro quadrado.
10.Reconhecer superfície como objeto a ser medido e área como
grandeza e medida de superfície.
11.Usar símbolos das unidades de medida de superfície.
GRANDEZAS E MEDIDAS
MEDIDA DE VALOR
D 28_ Identificar e / ou
relacionar as cédulas e
moedas do Sistema
Monetário Brasileiro.
12. Ler e escrever quantia com escritas decimal e utilizando a simbologia
R$.
13. Compor e decompor valores, manipulando ou não cédulas e / ou
moedas.
14. Realizar trocas entre cédulas e / ou moedas, manipulando-as ou não.
15. Estabelecer, mediante diferentes preços de um mesmo objeto, o que
é caro e barato.
D 29_ Resolver problema
utilizando a escrita decimal
de cédula e moedas do
Sistema Monetário
Brasileiro.
16. Calcular troco sem compensação.
17. Calcular lucro e prejuízo.
18. Resolver problemas envolvendo situações de compra e venda,
cálculo do troco sem compensação, conceito de caro e barato.
PROBABILIDADE ESTATÍSTICA TABELA
D 30 _ Ler e localizar
informações apresentadas
em tabelas.
1. Construir tabelas simples e de dupla entrada com dados e de dupla
entrada com dados coletados e obtidos em atividades de sala de aula.
2. Ler e localizar informações e dados em tabelas simples e de dupla
entrada.
GRÁFICO
D 31_Ler e localizar
informações apresentadas
em gráficos de barras ou
colunas.
3. Construir gráfico de colunas e de barras em malhas quadriculadas
com dados coletados e obtidos em atividades de sala de aula.
4. Ler informações e dados em gráficos de colunas e de barras.
BASE BACIONAL COMUM
UNIDADES TEMÁTICAS OBJETOS DE CONHECIMENTO
Números Sistema de numeração decimal: leitura, escrita,
comparação e ordenação de números naturais de até
cinco ordens
Composição e decomposição de um número natural
de até cinco ordens, por meio de adições e
multiplicações por potências de 10
Propriedades das operações para o
desenvolvimentodediferentesestratégiasde
cálculo com númerosnaturais
Problemas envolvendo diferentes significados da
multiplicaçãoedadivisão:adiçãodeparcelas
iguais, configuração retangular, proporcionalidade,
repartição equitativa e medida
Problemas de contagem
Números racionais: frações unitárias mais usuais (1/2, 1/3,
1/4, 1/5, 1/10 e 1/100)
Números racionais: representação decimal para
escrever valores do sistema monetário brasileiro
Álgebra Sequêncianuméricarecursivaformadapormúltiplos de
um númeronatural
Sequência numérica recursiva formada por números
que deixam o mesmo resto ao ser divididos por um
mesmo número natural diferente de zero
Relações entre adição e subtração e entre
multiplicação e divisão
Propriedades da igualdade
HABILIDADES
(EF04MA01) Ler, escrever e ordenar números naturais até a ordem de dezenas de milhar.
(EF04MA02) Mostrar, por decomposição e composição, que todo número natural pode ser escrito por meio de adições e
multiplicações por potências de dez, para compreender o sistema de numeração decimal e desenvolver estratégias de cálculo.
(EF04MA03) Resolver e elaborar problemas com números naturais envolvendo adição e subtração, utilizando estratégias
diversas, como cálculo, cálculo mental e algoritmos, além de fazer estimativas do resultado.
(EF04MA04) Utilizar as relações entre adição e subtração, bem como entre multiplicação e divisão, para ampliar as
estratégias de cálculo.
(EF04MA05) Utilizar as propriedades das operações para desenvolver estratégias de cálculo.
(EF04MA06)Resolvere elaborarproblemasenvolvendodiferentes significadosda multiplicação (adiçãode parcelas iguais,
organizaçãoretangulare proporcionalidade),utilizandoestratégias diversas, como cálculo por estimativa, cálculo mental e
algoritmos.
(EF04MA07)Resolvere elaborarproblemasde divisãocujodivisortenhano máximodoisalgarismos, envolvendo os
significados de repartição equitativa e de medida, utilizando estratégias diversas, como cálculo por estimativa, cálculo mental
e algoritmos.
(EF04MA08)Resolver,como suporte de imageme/oumaterialmanipulável,problemassimples decontagem,comoa
determinaçãodonúmerodeagrupamentospossíveisaosecombinarcada elemento de uma coleção com todos os
elementos de outra,utilizando estratégias e formas de registro pessoais.
(EF04MA09) Reconhecer as frações unitárias mais usuais (1/2, 1/3, 1/4, 1/5, 1/10 e 1/100) como unidades de medida menores do
que uma unidade, utilizando a reta numérica como recurso.
(EF04MA10) Reconhecer que as regras do sistema de numeração decimal podem ser estendidas para a representação
decimal de um número racional e relacionar décimos e centésimos com a representação do sistema monetário brasileiro.
(EF04MA11) Identificar regularidades em sequências numéricas compostas por múltiplos de um número natural.
(EF04MA12) Reconhecer, por meio de investigações, que há grupos de números naturais para os quais as divisões por um
determinado número resultam em restos iguais, identificando regularidades.
(EF04MA13) Reconhecer, por meio de investigações, utilizando a calculadora quando necessário, as relações inversas entre as
operações de adição e de subtração e de multiplicação e de divisão, para aplicá-las na resolução de problemas.
(EF04MA14) Reconhecer e mostrar, por meio de exemplos, que a relação de igualdade existente entre dois termos permanece
quando se adiciona ou se subtrai um mesmo número a cada um desses termos.
(EF04MA15) Determinar o número desconhecido que torna verdadeira uma igualdade que envolve as operações fundamentais
com números naturais.
MATEMÁTICA – 4º ANO
UNIDADES TEMÁTICAS OBJETOS DE CONHECIMENTO
Geometria Localização e movimentação: pontos de referência, direção e sentido
Paralelismo e perpendicularismo
Figuras geométricas espaciais (prismas e pirâmides): reconhecimento, representações, planificações e
características
Ângulos retos e não retos: uso de dobraduras, esquadros e softwares
Simetria de reflexão
Grandezas e medidas
Medidas de comprimento, massa e capacidade: estimativas, utilização de instrumentos de medida e de
unidades de medida convencionais mais usuais
Áreas de figuras construídas em malhas quadriculadas
Medidas de tempo: leitura de horas em relógios digitais e analógicos, duração de eventos e relações entre
unidades de medida de tempo
Medidas de temperatura em grau Ce
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário