segunda-feira, 18 de fevereiro de 2019

ROTINA MATEMÁTICA

D4 – Completar sequência numérica ou inserir número natural em uma sequência numérica ordenada. OBJETOS DE CONHECIMENTO Sequência numérica recursiva formada pormúltiplos de um númeronatural HABILIDADES/BASE EF04MA11) Identificar regularidades em sequências numéricas compostas por múltiplos de um número natural. OBJETOS DE CONHECIMENTO Sistema de numeração decimal: leitura, escrita, comparação e ordenação de números naturais de até cinco ordens HABILIDADES/BASE (EF04MA01) Ler, escrever e ordenar números naturais até a ordem d OBJETOS DE CONHECIMENTO Sistema de numeração decimal: leitura, escrita, comparação e ordenação de números naturais de até cinco ordens HABILIDADES/BASE (EF04MA01) Ler, escrever e ordenar números naturais até a ordem de dezenas de milhar.. D 6 - Reconhecer e utilizar características do sistema de numeração decimal. . Identificar números pares e ímpares, observando a escrita numérica desses números. Reconhecer número em contexto diário. Escrever números de até cinco algarismo Identificar as cinco primeiras ordens do sistema de numeração decimal,nomeando-as. Identificar a posição das cinco primeiras ordens de numeração decimal em número de até quatro algarismo. Identificar as duas primeiras classes dosistema denumeração decimal, nomeando-as. Indicaras ordens quecompõe as duas primeiras classes. Representarnúmeros deaté cinco algarismosutilizando diferentes materiais. Determinar valor absoluto e o valor relativo dos algarismos em números de até cinco ordem. D7 – Decompor números naturais OBJETOS DE CONHECIMENTO Composição e decomposição de um número natural de até cinco ordens, p D8 – Calcular o resultado de adição ou subtração envolvendo números naturais. OBJETOS DE CONHECIMENTO Propriedades das operações para o desenvolvimento de diferentes estratégias de cálculo com números naturais HABILIDADES/BASE (EF04MA04) Utilizar as relações entre adição e subtração, bem como entre multiplicação e divisão, para ampliar as estratégias de cálculo. (EF04MA05) Utilizar as propriedades das operações para desenvolver estratégias de cálculo. . Determinar os resultados dos fatos da adição e da subtração de forma automatizada. . Resolver adição com dois números de cinco algarismo sem reserva. . Resolver adição com dois números de cinco algarismo com uma reserva. . Fazer estimativa do resultado da adição. . Dispor os números no algarismo utilizando sinais. . Estabelecer relações entre os termos da adição. . Resolver subtração com números de até quatro algarismos sem reagrupamento. . Fazer estimativa do resultado da subtração. . Estabelecer relações entre os termos da subtração. . Usar a adição como prova de verificação da subtração e vice-versa. . Realizar cálculo utilizando estratégias como o uso de desenhos, símbolos, contagem, estimativa, decomposição e arredondamento de números ( adição e subtração ). D9 – Calcular o resultado de multiplicação ou divisão envolvendo números naturais. OBJETOS DE CONHECIMENTO Propriedades das operações para o desenvolvimentodediferentes estratégiasde cálculo com números naturais Propriedades da igualdade HABILIDADES/BASE (EF04MA04) Utilizar as relações entre adição e subtração, bem como entre multiplicação e divisão, para ampliar as estratégias de cálculo. (EF04MA05) Utilizar as propriedades das operações para desenvolver estratégias de cálculo. EF04MA15) Determinar o número desconhecido que torna verdadeira uma igualdade que envolve as operações fundamentais com números naturais. Associar a multiplicação aos seus significados. . Associar a divisão aos seus significados. . Identificar os fatos fundamentais da multiplicação e da divisão. . Realizar cálculo utilizando estratégias como o uso de desenho, símbolos, contagem, estimativa, decomposição, e arredondamento de números ( multiplicação e divisão ). D10 – Resolver problemas que envolva a operação de adição ou subtração com números naturais. OBJETOS DE CONHECIMENTO Problemas envolvendo diferentes significados da multiplicaçãoeda divisão:adiçãode parcelas iguais, configuração retangular, proporcionalidade, repartição equitativa e medida Problemas de contagem HABILIDADES/BASE (EF04MA03) Resolver e elaborar problemas com números naturais envolvendo adição e subtração, utilizando estratégias diversas, como cálculo, cálculo mental e algoritmos, além de fazer estimativas do resultado. Resolver problemas envolvendo diferentes significados da adição e dasubtração. Resolver problema envolvendo adição que é procurado o valor da soma ou de uma parcela. Resolver problema envolvendo subtração em que é procuradoovalordoresto,dominuendooudosubtraendo D11 – Resolver problemas que envolva a operação de multiplicação ou divisão de um número natural OBJETOS DE CONHECIMENTO Problemas envolvendo diferentes significados da multiplicaçãoeda divisão:adiçãode parcelas iguais, configuração retangular, proporcionalidade, repartição equitativa e medida Problemas de contagem HABILIDADES/BASE (EF04MA03) Resolver e elaborar problemas com números naturais envolvendo adição e subtração, utilizando estratégias diversas, como cálculo, cálculo mental e algoritmos, além de fazer estimativas do resultado. (EF04MA12) Reconhecer, por meio de investigações, que há grupos de números naturais para os quais as divisões por um determinado número resultam em restos iguais, identificando regularidades. (EF04MA13) Reconhecer, por meio de investigações, utilizando a calculadora quando necessário, as relações inversas entre as operações de adição e de subtração e de multiplicação e de divisão, para aplicá-las na resolução de problemas. Resolver problemas envolvendo diferentes significados da multiplicação e dadivisão. Descreveroprocesso de resolução dos problemas resolvidos. D12- Resolver problemas que envolva mais de uma operação com número natural. . .Resolver problemas envolvendo duas operações ou mais operações. D14 – Reconhecer diferentes representações de um número racional OBJETOS DE CONHECIMENTO Números racionais: frações unitárias mais usuais (1/2, 1/3, 1/4, 1/5, 1/10 e 1/100 HABILIDADES/BASE ((EF04MA09) Reconhecer as frações unitárias mais usuais (1/2, 1/3, 1/4, 1/5, 1/10 e 1/100) como unidades de medida menores do que uma unidade, utilizando a reta numérica como recurso. Obter partes fracionárias pela divisão do todo (inteiro) Em: - duas, quatro e oito partes iguais; - três, seis, nove partes iguais; - cinco e dez partes iguais; . Indicar partes fracionarias relativas a: - meio, quarto e oitavo; - quinto e décimo; - terço, sexto e nono; . Indicar partes fracionárias obtidas pela divisão do todo (inteiro) em cem partes iguais, representada em malha quadriculada. . Compor o itinerário com as partes fracionárias obtidas. . Representar fração graficamente. . Identificar fração representada graficamente. . Identificar fração centesimal representada graficamente. . Escrever fração com números. . Ler fração registrada com número. Associar fração representada graficamente à sua escrita Numérica. . Reconhecer fração no contexto diário. . Identificar os termos da fração nomeando-os. . Indicar a função de cada termo da fração. . Comparar números relacionando-os. . Estabelecer equivalência entre frações. . Identificar frações equivalentes. . Identificar representação de frações com denominadores 10, 100 e 100 . GEOMETRIA D17- Identificar a localização/movimento de objetos em mapas, croquis e outras representações gráficas. OBJETOS DE CONHECIMENTO Localização e movimentação: pontos de referência, direção e sentido Paralelismo e perpendicularismo HABILIDADES/BASE. EF04MA16) Descrever deslocamentos e localização de pessoas e de objetos no espaço, por meio de malhas quadriculadas e representações como desenhos, mapas, planta baixa e croquis, empregando termos Identificar posição de pessoa e/ou objeto presentes em representações utilizando dois ou mais pontos de referências distintos do seu próprio corpo. Traçaritineráriovivenciados nas situações docotidiano. Descrever itinerário percorrido focalizando a orientação espaciais utilizadas. Interpretar movimentação e /ou deslocamento em diversas representações, utilizando as orientações espaciais apropriadas e suas tecnologias. como direita e esquerda, mudanças de direção e sentido, intersecção, transversais, paralelas e perpendiculares. OBJETOS DE CONHECIMENTO Figuras geométricas espaciais (prismas e pirâmides): reconhecimento, representações, planificações e características HABILIDADES/BASE. EF04MA18) Reconhecer ângulos retos e não retos em figuras poligonais com o uso de dobraduras, esquadros ou softwares de geometria. EF04MA17) Associar prismas e pirâmides a suas planificações e analisar, nomear e comparar seus atributos, estabelecendo relações entre as representações planas e espaciais. D18 – Identificar e classificar figuras geométricas tridimensionais representadas por desenhos, destacando algumas de suas características(números de faces, arestas e vértices) .Identificar as figuras tridimensionais, denominando-as.(Cubo, cilindro, cone, esfera, paralelepípedo, pirâmide). .Identificar formas tridimensionais nos elementos da natureza e nos objetos construídos pelo homem. .Identificar formas tridimensionais em representações como fotos, pinturas e gravuras. .Reproduzir figuras tridimensionais usando papel e canudinho. D19 - Identificar e classificar figuras geométricas planas destacando algumas de suas características(números de lados e tipos de ângulos OBJETOS DE CONHECIMENTO Figuras geométricas espaciais (prismas e pirâmides): reconhecimento, representações, planificações e características HABILIDADES/BASE. EF04MA18) Reconhecer ângulos retos e não retos em figuras poligonais com o uso de dobraduras, esquadros ou softwares de geometria. EF04MA17) Associar prismas e pirâmides a suas planificações e analisar, nomear e comparar seus atributos, estabelecendo relações entre as representações planas e espaciais. Identificar as figuras planas, nomeando-as (Círculo, triângulo, quadrado, retângulo, paralelogramo, losango, trapézio ). .Identificar figuras planas em representações como desenhos, fotos, pinturas e gravuras. .Identificar figuras planas nas faces e bases das figuras tridimensionais. .Representar figuras bidimensionais utilizando régua e esquadro. .Descrever figuras bidimensionais tendo como referência suas propriedades (número de lados, medida dos lados, posição dos lados, número dos ângulos e medida dos ângulos). .Relacionar figuras planas, apontando semelhanças e diferenças Identificar as figuras tridimensionais, denominando-as. Identificar formas tridimensionais nos elementos da natureza ou objetos construídos pelo homem. .. Planificar formas tridimensionais para associar à figura tridimensional que lhe deu origem. . Distinguir poliedros(sólidos composto de faces, vértices, arestas) dos corpos redondos, cone, cilindro e esfera), através da visualização de objetos que os representem identificando suas palnificações. D20 - Identificar planificações de poliedros ou corpos redondos OBJETOS DE CONHECIMENTO Figuras geométricas espaciais (prismas e pirâmides): reconhecimento, representações, planificações e características HABILIDADES/BASE. EF04MA17) Associar prismas e pirâmides a suas planificações e analisar, nomear e comparar seus atributos, estabelecendo relações entre as representações planas e espaciais Identificar as figuras tridimensionais, denominando-as. .Identificar formas tridimensionais nos elementos da natureza ou objetos construídos pelo homem. .Planificar formas tridimensionais para associar à figura tridimensional que lhe deu origem. .Distinguir poliedros(sólidos composto de faces, vértices, arestas) dos corpos redondos, cone, cilindro e esfera), através da visualização de objetos que os representem identificando suas palnificações. GRANDEZAS E MEDIDAS D22 – identificar as horas em relógios digitais ou de ponteiros OBJETOS DE CONHECIMENTO Medidas de tempo: leitura de horas em relógios digitais e analógicos, duração de eventos e relações entre unidades de medida de tempo Utilizar o relógio analógico para marcar o tempo. Ler horas e minutos em relógio analógico e digital. Ler horas da segunda metade do dia. Lereescreveshorasutilizandoos símbolosespecíficos. Estabelecer relação entre horário de início e de término e/ou intervalo de duração de um evento ou acontecimento. HABILIDADES/BASE EF04MA22) Ler e registrar medidas e intervalos de tempo em horas, minutos e segundos em situações relacionadas ao seu cotidiano, como informar os horários de início e término de realização de uma tarefa e sua duração. OBJETOS DE CONHECIMENTO Medidas de tempo: leitura de horas em relógios digitais e analógicos, duração de eventos e relações entre unidades de medida de tempo HABILIDADES/BASE EF04MA22) Ler e registrar medidas e intervalos de tempo em horas, minutos e segundos em situações relacionadas ao seu cotidiano, como informar os horários de início e término de realização de uma tarefa e sua duração. D23 – Estabelecer relações entre unidade de medida de tempo, problemas Resolver problemas envolvendo unidade de medida de tempo. Reconhecer a sequência dos meses, nomeando-as corretamente. Ler calendário relacionando dia do mês com o dia da semana. Identificar unidades de medida de tempo ( hora, dia, semana, mês e ano ). D25 – Resolver problema utilizando unidade de medidas padronizadas como: km/ m/ cm/ mm/ kg/ g/ mg/ l/ml OBJETOS DE CONHECIMENTO Medidas de comprimento, massa e capacidade: estimativas, utilização de instrumentos de medida e de unidades de medida convencionais mais usuais HABILIDADES/BASE EF04MA20) Medir e estimar comprimentos (incluindo perímetros), massas e capacidades, utilizando unidades de medida padronizadas mais usuais, valorizando e respeitando a cultura local. EF03MA24) Resolver e elaborar problemas que envolvam a comparação e a equivalência de valores monetários do sistema brasileiro em situações de compra, venda e troca. Identificar os múltiplos e submúltiplos do metro. Estabelecer equivalência entre as unidades de medida: km/m, m/DM, m/cm, m/mm, dm/cm, cm/mm. Diferenciar o significado dos termos: conteúdo, peso drenado, peso líquido, peso bruto, tara. Estabelecer equivalência entre kg/g e t/kg. Identificar metro quadrado, o decímetro quadrado e o centímetro quadrado como unidades padronizadas de medida de superfície. Realizar medição com metro quadrado e centímetro quadrado. Reconhecer superfície como objeto a ser medido e área como grandeza e medida de superfície. Usar símbolos das unidades de medida de superfície. Resolver problemas envolvendo unidade de medida de capacidade comtransformação. . D28 - Identificar e/ou relacionar as cédulas e moedas do Sistema Monetário Brasileiro. OBJETOS DE CONHECIMENTO Problemas utilizando o sistema monetário brasileiro HABILIDADES/BASE EF04MA25) Resolver e elaborar problemas que envolvam situações de compra e venda e formas de pagamento, utilizando termos como troco e desconto, enfatizando o consumo ético, consciente e responsável. Ler e escrever quantia com escritas decimal e utilizando a simbologia R$. . Compor e decompor valores, manipulando ou não cédulas e / ou moedas. . Realizar trocas entre cédulas e / ou moedas, manipulando-as ou não. . Estabelecer, mediante diferentes preços de um mesmo objeto, o que é caro e barato. PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA D 30_ Ler e localizar informações apresentadas em tabelas. OBJETOS DE CONHECIMENTO Leitura, interpretação e representação de dados em tabelas de dupla entrada, gráficos de colunas simples e agrupadas, gráficos de barras e colunas e gráficos pictóricos HABILIDADES/BASE EF04MA27) Analisar dados apresentados em tabelas simples ou de dupla entrada e em gráficos de colunas ou pictóricos, com base em informações das diferentes áreas do conhecimento, e produzir texto com a síntese de sua análise. Preencher tabela simples e de dupla entrada com dados relativos a atividades de sala de aula. Ler e localizar informações e dados em tabela simples e de dupla entrada D 31 _Ler e localizar informações em gráficos de colunas e de barras. OBJETOS DE CONHECIMENTO Diferenciação entre variáveis categóricas e variáveis numéricas Coleta, classificação e representação de dados de pesquisa realizada HABILIDADES/BASE EF04MA28) Realizar pesquisa envolvendo variáveis categóricas e numéricas e organizar dados coletados por meio de tabelas e gráficos de colunas simples ou agrupadas, com e sem uso de tecnologias digitais.. Construir gráfico de colunas e de barras em malha quadriculada com dados coletados e obtidos em atividades de sala de aula. Ler informações e dados em gráfico de colunas e de barras. DISTRIBUIÇÃO DOS DESCRITORES E HABILIDADES PARA O 1º PERÍODO – 4º ANO ROTINA Fev/Março 4º ANO 2019 1º PERÍODO: DISTRIBUIÇÃO DOS DESCRITORES/HABILIDADES POR SEMANA – MATEMÁTICA – 4º ANO/2019 FEVEREIRO 1ª SEMANA: 01 a 08/02 2ª SEMANA: 11 a 15/02 3ª SEMANA: 18 a 22/02 4ª SEMANA: 25 a 28 /02  NÚMEROS E OPERAÇÕES. - Descritores: 09 - Habilidades: 30  GRANDEZAS E MEDIDAS. - Descritor: 29 - Habilidade: 18  NÚMEROS E OPERAÇÕES. - Descritores: 10 - Habilidades: 34 e 35  ESPAÇO E FORMA. - Descritor: 17 - Habilidade: 4  NÚMEROS E OPERAÇÕES. - Descritores: 7 - Habilidades: 18 GRANDEZAS E MEDIDAS. - Descritor: 21 - Habilidades: 20 e 21  NÚMEROS E OPERAÇÕES. - Descritor: 8. - Habilidades: 19 a 25  ESPAÇO E FORMA. - Descritor: 18 - Habilidade: 5 a 7  TRATAMENTO DA INFORMAÇÃO - Descritor: 31 - Habilidade: 3 a 4 MARÇO 1ª SEMANA: 07 a 15/03 2ª SEMANA: 18 a 22/03 3ª SEMANA: 25 a 29/03 4ª SEMANA: 21 a 25 /05 5ª SEMANA: 28 a 31/05  NÚMEROS E OPERAÇÕES. - Descritores: 10 - Habilidades: 34 e 35  GRANDEZAS E MEDIDAS. - Descritor: 22 - Habilidade: 1  NÚMEROS E OPERAÇÕES. - Descritores: 11 - Habilidades: 37  ESPAÇO E FORMA. - Descritor: 18 - Habilidade: 5 e 6  NÚMEROS E OPERAÇÕES. - Descritores: 9 - Habilidades: 30 GRANDEZAS E MEDIDAS. - Descritor: 23 - Habilidades: 2 DESCRITORES / HABILIDADES DE MATEMÁTICA Fev/Março 4º ANO D 6 _ Reconhecer e utilizar características do sistema de numeração decimal. 14. Identificar números pares e ímpares, observando a escrita numérica desses números. 15. Reconhecer número em contexto diário. D7 – Decompor números naturais. 16.Compor números naturais considerando suas ordens e a soma dos valores relativos dos seus algarismos. 17.Decompor números naturais em suas diversas ordens e na soma indicada dos valores relativos dos seus algarismos, utilizando o princípio multiplicativo. 18.Reconhecer diferentes decomposições de um número. NÚMEROS E OPERAÇÕES D 8_ Calcular o resultado de adição ou subtração envolvendo números naturais. 19. Determinar os resultados dos fatos da adição e da subtração de forma automatizada. 20. Resolver adição com dois números de quatro algarismo sem reserva. 21. Resolver adição com dois números de quatro algarismo com uma reserva. 22. Fazer estimativa do resultado da adição. 23. Dispor os números no algarismo utilizando sinais. 24. Estabelecer relações entre os termos da adição. 25. Resolver subtração com números de até quatro algarismos sem reagrupamento. 26. Fazer estimativa do resultado da subtração. 27. Estabelecer relações entre os termos da subtração. 28. Usar a adição como prova de verificação da subtração e vice-versa. 29. Realizar cálculo utilizando estratégias como o uso de desenhos, símbolos, contagem, estimativa, decomposição e arredondamento de números ( adição e subtração ). D 9_Calcular o resultado de multiplicação e/ou divisão envolvendo números naturais. 30. Associar a multiplicação aos seus significados. 31. Associar a divisão aos seus significados. 32. Identificar os fatos fundamentais da multiplicação e da divisão. 33. Realizar cálculo utilizando estratégias como o uso de desenho, símbolos, contagem, estimativa, decomposição, e arredondamento de números ( multiplicação e divisão ). D 10 _Resolve problemas que envolva operação de adição ou subtração com números naturais. 34. Resolver problemas envolvendo diferentes significados da adição e da subtração. 35. Resolver problemas envolvendo adição em que é procurado o valor da soma ou de uma parcela. 36. Resolver problemas envolvendo adição em que é procurado o valor do resto, do minuendo ou subtraendo. D11 – Resolver problemas que envolva a operação de multiplicação ou divisão de um número natural. 37.Resolver problemas envolvendo diferentes significados da multiplicação e da divisão. 38.Descrever o processo de resolução dos problemas resolvidos. D12 – Resolver problemas que envolva mais de uma operação com número natural. 39.Resolver problemas envolvendo duas operações ou mais operações. D14 – Reconhecer diferentes representações de um número racional Obter partes fracionárias pela divisão do todo (inteiro) Em: - duas, quatro e oito partes iguais; - três, seis, nove partes iguais; - cinco e dez partes iguais; 40. Indicar partes fracionarias relativas a: - meio, quarto e oitavo; - quinto e décimo; - terço, sexto e nono; 41. Indicar partes fracionárias obtidas pela divisão do todo (inteiro) em cem partes iguais, representada em malha quadriculada. 42. Compor o itinerário com as partes fracionárias obtidas. 43. Representar fração graficamente. 44. Identificar fração representada graficamente. 45. Identificar fração centesimal representada graficamente. 46. Escrever fração com números. 47. Ler fração registrada com número. 48. Associar fração representada graficamente à sua escrita Numérica. 49. Reconhecer fração no contexto diário. 50. Identificar os termos da fração nomeando-os. 51. Indicar a função de cada termo da fração. 52. Comparar números relacionando-os. 53. Estabelecer equivalência entre frações. 54. Identificar frações equivalentes. 55. Identificar representação de frações com denominadores 10, 100 e 100 GEOMETRIA ORIENTAÇÕES ESPACIAIS D 17 _ Identificar a localização /movimentação de objetos em mapas, croquis e outras representações gráficas. 1. Orientar movimentação e / ou deslocamento de outra pessoa fornecendo-lhe determinadas orientações espaciais. 2. Traçar itinerários vivenciados nas situações do cotidiano. 3. Descrever itinerários percorridos focalizando as orientações espaciais apropriadas e suas tecnologias. 4. Interpretar movimentação e /ou deslocamento em diversas representações, utilizando as orientações espaciais apropriadas e suas terminologias. D18 – Identificar e classificar figuras geométricas tridimensionais representadas por desenhos, destacando algumas de suas características(números de faces, arestas e vértices) 5.Identificar as figuras tridimensionais, denominando-as.(Cubo, cilindro, cone, esfera, paralelepípedo, pirâmide). 6.Identificar formas tridimensionais nos elementos da natureza e nos objetos construídos pelo homem. 7.Identificar formas tridimensionais em representações como fotos, pinturas e gravuras. 8.Reproduzir figuras tridimensionais usando papel e canudinho. D19 - Identificar e classificar figuras geométricas planas destacando algumas de suas características(números de lados e tipos de ângulos) 9.Identificar as figuras planas, nomeando-as (Círculo, triângulo, quadrado, retângulo, paralelogramo, losango, trapézio ). 10.Identificar figuras planas em representações como desenhos, fotos, pinturas e gravuras. 11.Identificar figuras planas nas faces e bases das figuras tridimensionais. 12.Representar figuras bidimensionais utilizando régua e esquadro. 13.Descrever figuras bidimensionais tendo como referência suas propriedades (número de lados, medida dos lados, posição dos lados, número dos ângulos e medida dos ângulos). 14.Relacionar figuras planas, apontando semelhanças e diferenças. D20 - Identificar planificações de poliedros ou corpos redondos. 15.Identificar as figuras tridimensionais, denominando-as. 16.Identificar formas tridimensionais nos elementos da natureza ou objetos construídos pelo homem. 17.Planificar formas tridimensionais para associar à figura tridimensional que lhe deu origem. 18.Distinguir poliedros(sólidos composto de faces, vértices, arestas) dos corpos redondos, cone, cilindro e esfera), através da visualização de objetos que os representem identificando suas palnificações. MEDIDA DE TEMPO D 22_ Identificar as horas em relógios digitais e / ou de ponteiros. 1. Ler horas e minutos em relógio analógico e digital. D23 – Estabelecer relações entre unidade de medida de tempo, problemas. 2.Resolver problemas envolvendo unidade de medida de tempo. D25 – Resolver problema utilizando unidade de medidas padronizadas como: km/ m/ cm/ mm/ kg/ g/ mg/ l/ml 3.Identificar os múltiplos e submúltiplos do metro. 4.Ler e escrever medidas utilizando os símbolos específico e a forma decimal. 5.Estabelecer equivalência entre as unidades de medida: km/m, m/DM, m/cm, m/mm, dm/cm, cm/mm. 6.Diferenciar o significado dos termos: conteúdo, peso drenado, peso líquido, peso bruto, tara. 7.Estabelecer equivalência entre kg/g e t/kg. 8.Identificar metro quadrado, o decímetro quadrado e o centímetro quadrado como unidades padronizadas de medida de superfície. 9.Realizar medição com metro quadrado e centímetro quadrado. 10.Reconhecer superfície como objeto a ser medido e área como grandeza e medida de superfície. 11.Usar símbolos das unidades de medida de superfície. GRANDEZAS E MEDIDAS MEDIDA DE VALOR D 28_ Identificar e / ou relacionar as cédulas e moedas do Sistema Monetário Brasileiro. 12. Ler e escrever quantia com escritas decimal e utilizando a simbologia R$. 13. Compor e decompor valores, manipulando ou não cédulas e / ou moedas. 14. Realizar trocas entre cédulas e / ou moedas, manipulando-as ou não. 15. Estabelecer, mediante diferentes preços de um mesmo objeto, o que é caro e barato. D 29_ Resolver problema utilizando a escrita decimal de cédula e moedas do Sistema Monetário Brasileiro. 16. Calcular troco sem compensação. 17. Calcular lucro e prejuízo. 18. Resolver problemas envolvendo situações de compra e venda, cálculo do troco sem compensação, conceito de caro e barato. PROBABILIDADE ESTATÍSTICA TABELA D 30 _ Ler e localizar informações apresentadas em tabelas. 1. Construir tabelas simples e de dupla entrada com dados e de dupla entrada com dados coletados e obtidos em atividades de sala de aula. 2. Ler e localizar informações e dados em tabelas simples e de dupla entrada. GRÁFICO D 31_Ler e localizar informações apresentadas em gráficos de barras ou colunas. 3. Construir gráfico de colunas e de barras em malhas quadriculadas com dados coletados e obtidos em atividades de sala de aula. 4. Ler informações e dados em gráficos de colunas e de barras. BASE BACIONAL COMUM UNIDADES TEMÁTICAS OBJETOS DE CONHECIMENTO Números Sistema de numeração decimal: leitura, escrita, comparação e ordenação de números naturais de até cinco ordens Composição e decomposição de um número natural de até cinco ordens, por meio de adições e multiplicações por potências de 10 Propriedades das operações para o desenvolvimentodediferentesestratégiasde cálculo com númerosnaturais Problemas envolvendo diferentes significados da multiplicaçãoedadivisão:adiçãodeparcelas iguais, configuração retangular, proporcionalidade, repartição equitativa e medida Problemas de contagem Números racionais: frações unitárias mais usuais (1/2, 1/3, 1/4, 1/5, 1/10 e 1/100) Números racionais: representação decimal para escrever valores do sistema monetário brasileiro Álgebra Sequêncianuméricarecursivaformadapormúltiplos de um númeronatural Sequência numérica recursiva formada por números que deixam o mesmo resto ao ser divididos por um mesmo número natural diferente de zero Relações entre adição e subtração e entre multiplicação e divisão Propriedades da igualdade HABILIDADES (EF04MA01) Ler, escrever e ordenar números naturais até a ordem de dezenas de milhar. (EF04MA02) Mostrar, por decomposição e composição, que todo número natural pode ser escrito por meio de adições e multiplicações por potências de dez, para compreender o sistema de numeração decimal e desenvolver estratégias de cálculo. (EF04MA03) Resolver e elaborar problemas com números naturais envolvendo adição e subtração, utilizando estratégias diversas, como cálculo, cálculo mental e algoritmos, além de fazer estimativas do resultado. (EF04MA04) Utilizar as relações entre adição e subtração, bem como entre multiplicação e divisão, para ampliar as estratégias de cálculo. (EF04MA05) Utilizar as propriedades das operações para desenvolver estratégias de cálculo. (EF04MA06)Resolvere elaborarproblemasenvolvendodiferentes significadosda multiplicação (adiçãode parcelas iguais, organizaçãoretangulare proporcionalidade),utilizandoestratégias diversas, como cálculo por estimativa, cálculo mental e algoritmos. (EF04MA07)Resolvere elaborarproblemasde divisãocujodivisortenhano máximodoisalgarismos, envolvendo os significados de repartição equitativa e de medida, utilizando estratégias diversas, como cálculo por estimativa, cálculo mental e algoritmos. (EF04MA08)Resolver,como suporte de imageme/oumaterialmanipulável,problemassimples decontagem,comoa determinaçãodonúmerodeagrupamentospossíveisaosecombinarcada elemento de uma coleção com todos os elementos de outra,utilizando estratégias e formas de registro pessoais. (EF04MA09) Reconhecer as frações unitárias mais usuais (1/2, 1/3, 1/4, 1/5, 1/10 e 1/100) como unidades de medida menores do que uma unidade, utilizando a reta numérica como recurso. (EF04MA10) Reconhecer que as regras do sistema de numeração decimal podem ser estendidas para a representação decimal de um número racional e relacionar décimos e centésimos com a representação do sistema monetário brasileiro. (EF04MA11) Identificar regularidades em sequências numéricas compostas por múltiplos de um número natural. (EF04MA12) Reconhecer, por meio de investigações, que há grupos de números naturais para os quais as divisões por um determinado número resultam em restos iguais, identificando regularidades. (EF04MA13) Reconhecer, por meio de investigações, utilizando a calculadora quando necessário, as relações inversas entre as operações de adição e de subtração e de multiplicação e de divisão, para aplicá-las na resolução de problemas. (EF04MA14) Reconhecer e mostrar, por meio de exemplos, que a relação de igualdade existente entre dois termos permanece quando se adiciona ou se subtrai um mesmo número a cada um desses termos. (EF04MA15) Determinar o número desconhecido que torna verdadeira uma igualdade que envolve as operações fundamentais com números naturais. MATEMÁTICA – 4º ANO UNIDADES TEMÁTICAS OBJETOS DE CONHECIMENTO Geometria Localização e movimentação: pontos de referência, direção e sentido Paralelismo e perpendicularismo Figuras geométricas espaciais (prismas e pirâmides): reconhecimento, representações, planificações e características Ângulos retos e não retos: uso de dobraduras, esquadros e softwares Simetria de reflexão Grandezas e medidas Medidas de comprimento, massa e capacidade: estimativas, utilização de instrumentos de medida e de unidades de medida convencionais mais usuais Áreas de figuras construídas em malhas quadriculadas Medidas de tempo: leitura de horas em relógios digitais e analógicos, duração de eventos e relações entre unidades de medida de tempo Medidas de temperatura em grau Ce

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