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sábado, 22 de maio de 2021
terça-feira, 13 de abril de 2021
GEOMETRIA - PARA AULAS DE MATEMÁTICA REMOTAS
Formas geométricas são os formatos das coisas que observamos e são constituídas por um conjunto de pontos.
A Geometria é a área da Matemática que estuda as formas.
Podemos classificar as formas geométricas em: planas e não planas.
Formas Planas
São as que ao serem representadas ficam totalmente inseridas em um único plano. Apresentam duas dimensões: comprimento e largura.
Exemplos
As formas planas podem ser classificadas em polígonos e não polígonos.
Polígonos
São figuras planas fechadas delimitadas por segmentos de reta que são os lados do polígono.
Exemplos
Os polígonos recebem nomes conforme o número de lados que apresentam.
Assim, temos:
- 3 lados - Triângulo
- 4 lados - Quadrilátero
- 5 lados - Pentágono
- 6 lados - Hexágono
- 7 lados - Heptágono
- 8 lados - Octógono
- 9 lados - Eneágono
- 10 lados - Decágono
- 12 lados - Dodecágono
- 20 lados - Icoságono
Não polígonos
São formas geométricas não delimitadas totalmente por segmentos de retas. Podem ser abertas ou fechadas.
Exemplos
Para saber mais leia, também sobre geometria plana.
Formas Não Planas
Para representar formas deste tipo é necessário mais de um plano. São figuras com três dimensões: comprimento, altura e largura.
Exemplos:
As formas não planas também são chamadas de sólidos geométricos. Eles são classificados em poliedros e não poliedros.
Para saber mais sobre os sólidos geométricos, leia também geometria espacial.
Poliedros
São formados apenas por polígonos. Cada polígono representa uma face do poliedro.
A reta de interseção entre duas faces é chamada de aresta. O ponto de interseção de várias arestas é chamado de vértice do poliedro.
Pirâmide, cubo e dodecaedro são exemplos de poliedros
Não poliedros
Os não poliedros, também chamados de corpos redondos, apresentam superfícies arredondadas.
sábado, 4 de julho de 2020
NÚMEROS PARA O TEXTO MATEMÁTICO
Introdução sobre a origem dos números
Você já usou muitas vezes os números, mas será que já parou para pensar sobre:-
O modo como surgiram os números?
-
Como foram as primeiras formas de contagem?
-
Como os números foram criados, ou, será que eles sempre existiram?

Os historiadores são auxiliados por diversas descobertas, como o estudo das ruínas de antigas civilizações, estudos de fósseis, o estudo da linguagem escrita e a avaliação do comportamento de diversos grupos étnicos desde o princípio dos tempos.
Olhando ao redor, observamos a grande presença dos números.

O Início do processo de contagem
Os homens primitivos não tinham necessidade de contar, pois o que necessitavam para a sua sobrevivência era retirado da própria natureza. A necessidade de contar começou com o desenvolvimento das atividades humanas, quando o homem foi deixando de ser pescador e coletor de alimentos para fixar-se no solo.
As primeiras formas de agricultura de que se tem notícia, foram criadas há cerca de dez mil anos na região que hoje é denominada Oriente Médio.
A agricultura passou então a exigir o conhecimento do tempo, das estações do ano e das fases da Lua e assim começaram a surgir as primeiras formas de calendário.
No pastoreio, o pastor usava várias formas para controlar o seu rebanho. Pela manhã, ele soltava os seus carneiros e analisava ao final da tarde, se algum tinha sido roubado, fugido, se perdido do rebanho ou se havia sido acrescentado um novo carneiro ao rebanho. Assim eles tinham a correspondência um a um, onde cada carneiro correspondia a uma pedrinha que era armazenada em um saco.






A correspondência unidade a unidade não era feita somente com pedras, mas eram usados também nós em cordas, marcas nas paredes, talhes em ossos, desenhos nas cavernas e outros tipos de marcação.


Representação numérica
Com o passar do tempo, as quantidades foram representadas por expressões, gestos, palavras e símbolos, sendo que cada povo tinha a sua maneira de representação.
O senso numérico não pode ser confundido com contagem, que é um atributo exclusivamente humano que necessita de um processo mental.
"Distingüimos, sem erro e numa rápida vista um, dois, três e mesmo quatro elementos. mas aí para nosso poder de identificação dos números." História Universal dos Algarismos", Georges Ifrah.




Alguns símbolos antigos
No começo da história da escrita de algumas civilizações como a egípcia, a babilônica e outras, os primeiros nove números inteiros eram anotados pela repetição de traços verticais:I | II | III | IIII | IIIII | IIIIII | IIIIIII | IIIIIIII | IIIIIIIII |
---|---|---|---|---|---|---|---|---|
1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 | 8 | 9 |
Depois este método foi mudado, devido à dificuldade de se contar mais do que quatro termos:
I | II | III | IIII | IIII I |
IIII II |
IIII III |
IIII IIII |
IIII IIII I |
---|---|---|---|---|---|---|---|---|
1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 | 8 | 9 |
Um dos sistemas de numeração mais antigos que se tem notícia é o egípcio. É um sistema de numeração de base dez e era composto pelos seguintes símbolos numéricos:

Algumas das primeiras formas de contagem foram utilizadas com as partes do corpo humano, sendo que em algumas aldeias os indivíduos chegavam a contar até o número 33.
O ábaco
O ábaco, em sua forma geral, é uma moldura retangular com fileiras de arame, cada fileira representando uma classe decimal diferente, nas quais correm pequenas bolas
O Sistema de numeração Indo-Arábico
Nosso sistema de numeração surgiu na Ásia, há muitos séculos no Vale do rio Indo, onde hoje é o Paquistão.O primeiro número inventado foi o 1 e ele significava o homem e sua unicidade, o segundo número 2, significava a mulher da família, a dualidade e o número 3 (três) significava muitos, multidão. A curiosidade sobre os nomes do 3, não deve ter ocorrido por acaso.
Inglês | Francês | Latim | Grego | Italiano | Espanhol |
---|---|---|---|---|---|
three | trois | tres | treis | tre | tres |
Sueco | Alemão | Russo | Polonês | Hindu | Português |
---|---|---|---|---|---|
tre | drei | tri | trzy | tri | três |
Notas históricas sobre a atual notação posicional
Foi no Norte da Índia, por volta do século V da era cristã, que nasceu o mais antigo sistema de notação próximo do atual, o que é comprovado por vários documentos, além de ser citado por árabes (a quem esta descoberta foi atribuída por muitos anos).Antes de produzir tal sistema, os habitantes da Índia setentrional usaram por muito tempo uma numeração rudimentar que aparece em muitas inscrições do século III antes de Cristo.
Esta numeração tinha uma característica do sistema moderno. Seus nove primeiros algarismos eram sinais independentes:
Por muito tempo, estes algarismos foram denominados algarismos arábicos, de uma forma errada.
Ainda existia nesta época a dificuldade posicional e os hindus passaram a usar a notação por extenso para os números, pois não podiam exprimir grandes números por algarismos.
Sem saber, estavam criando a notação posicional e também o zero.
Cada algarismo tinha um nome:
1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 | 8 | 9 |
---|---|---|---|---|---|---|---|---|
eka | dvi | tri | catur | pañca | sat | sapta | asta | nava |
10 = dasa 100 = sata 1.000 = sahasra 10.000 = ayuta 100.000 = laksa 1.000.000 = prayuta 10.000.000 = koti 100.000.000 = vyarbuda 1.000.000.000 = padmaAo invés de fazer como hoje, de acordo com as potências decrescentes de 10, os hindus escreviam os números em ordem crescente das potências de 10 por volta do século IV depois do nascimento de Jesus Cristo. Eles começavam pelas unidades, depois pelas dezenas, pelas centenas e assim por diante. O número 3.709 ficava:
9 | 700 | 3000 |
---|---|---|
nove | sete centos | três mil |
nava | sapta sata | tri sahasra |
Poderiamos escrever o número 12.345 como
5 = pañca 40 = catur dasa 300 = tri sata 2.000 = dvi sahasra 10.000 = ayuta
Em virtude da grande repetição que ocorria com as potências de 10, por volta do século V depois do nascimento de Jesus Cristo, os matemáticos e astrônomos hindus resolveram abreviar a notação retirando os múltiplos de 10 que apareciam nos números grandes, assim o número 12.345 que era escrito como:
321 = 1 + 2 x 10 + 3 x 100
31 = 1 + 3 x 10
Para construir este material, usamos algumas partes do excelente livro: "Os números: A história de uma grande invenção", Georges Ifrah, Editora Globo, 3a.edição, 1985, com a permissão (por e-mail) da Editora.
Notas históricas sobre a criação do zero
Tendo em vista o problema na construção dos números como 31 e 301, os hindus criaram um símbolo para representar algo vazio (ausência de tudo) que foi denominado sunya (a letra s tem um acento agudo e a letra u tem um traço horizontal sobre ela).Dessa forma foi resolvido o problema da ausência de um algarismo para representar as dezenas no número 301 e assim passaram a escrever:
301 = dasa sunya tri
Porém, estas notações só serviam para as palavras e não para os números, mas reunindo essas idéias apareceram juntos o zero bem como o atual sistema de notação posicional.
Um dos primeiros locais onde aparece a notação posicional é um tratado de cosmologia denominado: Lokavibhaga, publicado na data de 25 de agosto de 458 do calendário juliano, por um movimento religioso hindú para enaltecer as suas próprias qualidades científicas e religiosas. Neste texto, aparece o número 14.236.713 escrito claramente:
triny | ekam | sapta | sat | trini | dve | catvary | ekakam |
---|---|---|---|---|---|---|---|
três | um | sete | seis | três | dois | quatro | um |
Escrever tais números na ordem invertida, fornece:
um | quatro | dois | três | seis | sete | um | três |
---|---|---|---|---|---|---|---|
1 | 4 | 2 | 3 | 6 | 7 | 1 | 3 |
Números como 123.000 eram escritos como:
Observamos que tal notação posicional já era então conhecida no quinto século de nossa era por uma grande quantidade de cientistas e matemáticos.
Para escrever este material, usamos alguns tópicos do excelente livro: "Os números: A história de uma grande invenção", Georges Ifrah, Editora Globo, 3a.edição, 1985.
Notação Posicional
O sistema de numeração posicional indiano surgiu por volta do século V. Este princípio de numeração posicional já aparecia nos sistemas dos egípcios e chineses.No sistema de numeração indiana não posicional que aparece no século I não existia a necessidade do número zero.
Notação (ou valor) posicional é quando representamos um número no sistema de numeração decimal, sendo que cada algarismo tem um determinado valor, de acordo com a posição relativa que ele ocupa na representação do numeral.
Mudando a posição de um algarismo, estaremos alterando o valor do número. Por exemplo, tomemos o número 12. Mudando as posições dos algarismos teremos 21.
21 = 2 × 10 + 1
Um dos grandes problemas do homem começou a ser a representação de grandes quantidades. A solução para isto foi instituir uma base para os sistemas de numeração. Os numerais indo-arábicos e a maioria dos outros sistemas de numeração usam a base dez, isto porque o princípio da contagem se deu em correspondência com os dedos das mãos de um indivíduo normal.
Na base dez, cada dez unidades é representada por uma dezena, que é formada pelo número um e o número zero: 10.
A base dez já aparecia no sistema de numeração chinês.
Os sumérios e os babilônios usavam a base sessenta.
Alguma vez você questionou sobre a razão pela qual há 360 graus em um círculo? Uma resposta razoável é que 360=6x60 e 60 é um dos menores números com grande quantidade de divisores, como por exemplo:
Nosso sistema de numeração retrata o ábaco. Em cada posição que um número se encontra seu valor é diferente.
O Sistema Romano de Numeração
O sistema de numeração Romano é um sistema decimal, ou seja, sua base é dez. Este sistema é utilizado até hoje em representações de séculos, capítulos de livros, mostradores de relógios antigos, nomes de reis e papas e outros tipos de representações oficiais em documentos. Estas eram as primeiras formas da grafia dos algarismos romanos.Tal sistema não permite que sejam feitos cálculos, não se destinavam a fazer operações aritméticas mas apenas representar quantidades. Com o passar do tempo, os símbolos utilizados pelos romanos eram sete letras, cada uma com um valor numérico:
Letra | I | V | X | L | C | D | M |
---|---|---|---|---|---|---|---|
Valor | 1 | 5 | 10 | 50 | 100 | 500 | 1000 |
Leitura | Um | Cinco | Dez | Cinquenta | Cem | Quinhentos | Mil |
Estas letras obedeciam aos três princípios:
-
Todo símbolo numérico que possui valor menor do que o que está à sua esquerda, deve ser somado ao maior.
VI = 5 + 1 = 6
XII = 10 + 1 + 1 = 12
CLIII = 100 + 50 + 3 = 153 -
Todo símbolo numérico que possui valor menor ao que está à sua direita, deve ser subtraído do maior.
IX = 10 - 1 = 9
XL = 50 - 10 = 40
VD = 500 - 5 = 495 -
Todo símbolo numérico com um traço horizontal sobre ele representa
milhar e o símbolo numérico que apresenta dois traços sobre ele
representa milhão.
Home-page atualizada em 17-nov-2006.
http://www.uel.br/projetos/matessencial/fundam/numeros/numeros.htm#m10105
sábado, 23 de maio de 2020
MATEMÁTICA - 71 A 74
a) Geladeira mais computador
b) Geladeira mais carro
c) Carro mais computador
( X ) R$ 2 000,00 ( ) R$ 15 000,00 ( X ) R$ 12 000,00
( ) R$ 1 900,00 ( X ) R$ 12 000,00 ( ) R$ 13 000,00
( ) R$ 3 000,00 ( ) R$ 20 000,00 ( ) R$ 15 000
10. Escreva os resultados.
5 x 7 = ____ | 3 x 8 = ____ | 4 x 3 = ____ | 2 x 9 = ____ |
3 x 6 = ____ | 5 x 5 = ____ | 6 x 2 = ____ | 4 x 7 = ____ |
2 x 7 = ____ | 3 x 5 = ____ | 4 x 4 = ____ | 5 x 8 = ____ |
HABILIDADES: - Resolver problema envolvendo quantias.
- Dar os resultados de fatos da multiplicação.
13 horas ou
1 hora da tarde
14 horas ou
__ horas da tarde
Meia-noite ou
24 horas
18 horas ou
__ horas da tarde
Você sabe ler as horas
depois do meio dia? Este relógio marca 17 horas, que é o
mesmo que 5 horas da tarde.6
HABILIDADE: Identificar as horas da segunda metade do dia.
2. Complete:
a) 3 horas da tarde é o mesmo que _______________horas.
b) 22 horas é o mesmo que _________ horas da noite.
c) São 20 horas e 10 minutos. O ponteiro pequeno do relógio aponta para o número _________
e o grande para o número __________
d) São 16 horas e _________ minutos. O ponteiro pequeno do relógio indica o número ______
e) o grande aponta para o número 7.
e) Uma hora tem _________________ minutos.
f) Um dia tem ________________ horas.
g) Uma semana tem __________________ dias.
3. Gustavo é um atleta e sua rotina de exercícios é bem rígida. Ele pratica, durante três dias da semana, uma atividade diferente por 1h e 15min.
Escreva a hora que ele termina sua rotina de exercícios em cada dia.
Depois, desenhe os ponteiros dos relógios marcando o horário de início e de término em cada dia.
Terça-feira | |
Início 17:00 | Término |
Quinta-feira | |
Início 19:30 | Término |
Sábado | |
Início 06:20 | Término |
HABILIDADES: - Relacionar ano/mês, mês/dia, semana/dia, dia/hora, hora/minuto.
- Utilizar o relógio analógico para marcar o tempo.
HABILIDADE: Resolver problemas envolvendo unidades de medida de tempo
Resolva os problemas.
1-Um programa de música sertaneja pelo rádio começa às 6h e 55min. O programa seguinte
começa às 7h e 30min. Quantos minutos dura o programa de música sertaneja?
2-Faltam 31 dias para o aniversário de João. Quantas semanas completas faltam para o
aniversário dele?
3-Faltam 5 semanas e 5 dias para Antônio completar 9 anos. Quantos dias faltam para o
aniversário dele?
4-Ontem, começou a chover às 15 horas e a chuva só parou às 8 horas da manhã do dia seguinte.
Quanto tempo ficou chovendo?
35 minutos
4 semanas
40 dias
17 horas
Podemos começar a aula com a tabuada da Marsha.